Análise de indícios de aspectos característicos e constitutivos do trabalho colaborativo de um grupo de professores que ensinam matemática

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v20id811

Palavras-chave:

Obeduc, Formação de professores que ensinam matemática, Grupos Colaborativos, Meta-análise

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar e analisar indícios de aspectos característicos e constitutivos do trabalho colaborativo de um grupo de professores que ensinam matemática. O grupo elegido constituiu-se a partir de um projeto desenvolvido no âmbito do Programa Observatório da Educação (Obeduc) e desenvolveu atividades no período de junho de 2013 a junho de 2017. Para atingir o objetivo proposto, realizamos um estudo meta-analítico focalizando em pesquisas que investigaram o grupo em questão. Assim, foram consideradas duas teses de doutorado e três dissertações de mestrado. As categorias de análise elencadas foram: indícios de voluntariedade, identidade e espontaneidade; indícios de liderança compartilhada e corresponsabilidade; e indícios de apoio, respeito mútuo e reciprocidade de aprendizagem. Concluímos que, considerando a perspectiva longitudinal do grupo, foi possível evidenciar a mobilização de diferentes aprendizagens, ancoradas no apoio e respeito mútuo entre os membros.

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Biografia do Autor

Douglas da Silva Tinti, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente do Departamento de Educação Matemática (DEEMA) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Wanusa Rodrigues da Silva, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo – SME-SP

Doutora em Educação Matemática, PUC-SP. Diretora de Escola (SME-SP) e Docente (Centro Universitário São Camilo), São Paulo, SP, Brasil.

Ana Lúcia Manrique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Livre Docente pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo  (PUC-SP). Coordenadora do PPG Educação Matemática PUC-SP, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

23-01-2023

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Como Citar

TINTI, Douglas da Silva; RODRIGUES DA SILVA, Wanusa; MANRIQUE, Ana Lúcia. Análise de indícios de aspectos característicos e constitutivos do trabalho colaborativo de um grupo de professores que ensinam matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023087, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id811. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/11. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

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Artigos Cientí­ficos

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