Resolução de problemas e seus significados: negociações ocorridas em uma Comunidade de Prática de professores que ensinam matemática

Autores

  • Wanusa Rodrigues da Silva wanusa_rodrigues@hotmail.com
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
  • Ana Lúcia Manrique manrique@pucsp.br
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Palavras-chave:

Comunidades de Prática, Formação de Professores, Educação Matemática

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa que procurou identificar quais negociações de significado envolvendo a Resolução de Problemas ocorreram no núcleo da PUC/SP, constituído por acadêmicos, professores da Educação Básica e licenciandos, no âmbito do Programa Observatório da Educação (Obeduc/CAPES). Adotamos como perspectiva teórica o conceito de Comunidades de Prática (CoP) de Lave e Wenger (1991) e Wenger (2001). Utilizamos como instrumentos para a coleta de dados as transcrições das gravações em áudio dos encontros realizados, o diário de campo da pesquisadora e a observação participante, que serviram de base para selecionarmos episódios representativos quanto às negociações de significado. Como resultados, apontamos que o processo de conhecer e aprender como trabalhar com a Resolução de Problemas foi validado pela CoP como parte importante da prática social do professor que ensina matemática. Além disso, o entendimento sobre Resolução de Problemas comum ao grupo e que passou a fazer parte do repertório compartilhado da CoP foi sendo construído com o tempo, este significado foi negociado e renegociado em diversos encontros, e não ocorreu livre de conflitos. Quanto às diferentes formas de participação na CoP, assinalamos que os novatos tiveram uma participação mais periférica, ao passo que outros, especialmente os professores, se firmaram como membros experientes, de participação plena. Consideramos que grupos como os do Obeduc se constituem em importantes espaços formativos, pois por serem potenciais Comunidades de Prática, se constituem em contextos em que é possível negociar significados sobre aquilo que é relevante e derivar deste processo aprendizagens como formas de participação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

30-06-2017

Métricas


Visualizações do artigo: 23     PDF downloads: 13

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA, Wanusa; MANRIQUE, Ana Lúcia. Resolução de problemas e seus significados: negociações ocorridas em uma Comunidade de Prática de professores que ensinam matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 14, n. 16, p. 45–54, 2017. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/292. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.