Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade

Autores

  • Sofia Seixas Takinaga takinagasofia@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ana Lúcia Manrique analuciamanrique@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista, Teoria da Atividade

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender elementos do processo de ensino e aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento de habilidades matemáticas de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Frente a nossa intenção inicial de pesquisa, realizamos um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, o que acabou por revelar a carência de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de habilidades matemáticas de alunos com TEA. Para esta investigação efetuamos a análise de três atividades, elaboradas por professor que ensina Matemática para alunos com TEA, as quais têm como objetivo construir o conceito de número. Os principais instrumentos para coleta de dados foram entrevista semiestruturada e gravação do professor executando e descrevendo a atividade. A metodologia de pesquisa segue a abordagem qualitativa de cunho interpretativo. O referencial teórico adotado, terceira geração da Teoria da Atividade, possibilitou a organização e compreensão dos dados coletados. As atividades são descritas, estruturadas em Sistemas de Atividades e posteriormente analisadas. Os resultados indicam que devemos considerar, para que possa ocorrer efetiva contribuição ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática para alunos com TEA, as características deste público na elaboração de atividades de ensino e buscar a construção de significados de objetos matemáticos abordados em detrimento a priorizar somente procedimentos de memorização.

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Biografia do Autor

Sofia Seixas Takinaga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Ana Lúcia Manrique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

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Publicado

01-09-2018

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Como Citar

TAKINAGA, Sofia Seixas; MANRIQUE, Ana Lúcia. Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 15, n. 20, p. 483–502, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/246. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos