Articulando alguns conhecimentos geométricos com os condicionantes manipulativos do báculo de Petrus Ramus em uma vivência universitária

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v19id746

Palavras-chave:

Conhecimentos Geométricos, Uso do Báculo, Curso de Extensão Universitária

Resumo

A partir da tentativa de aproximar a história do ensino de Matemática por meio de antigos instrumentos para a mobilização do conhecimento matemático presente neles, tivemos a aplicação de uma atividade em um curso de extensão universitária, no qual visamos a mostrar os conhecimentos geométricos que foram elencados no estudo dos condicionantes manipulativos do báculo de Petrus Ramus (1515-1752), instrumento matemático contido no documento histórico Via regia ad geometriam, sob a versão inglesa de 1636. Para tanto, utilizando a abordagem qualitativa com cunho descritivo, fizemos o tratamento de dados na atividade escolhida, procurando reunir os conceitos que foram enumerados, de modo a fazer relação com a mobilização do instrumento matemático. Diante disso, obteve-se, por parte dos cursistas, o destaque para os conceitos de paralelismo, perpendicularidade, relevantes para a inclinação do instrumento, advindos das condições de uso do báculo de Petrus Ramus, que permite ao usuário posicionar bem o objeto para encontrar a medida procurada. Dessa maneira, com os conceitos matemáticos que foram identificados no estudo do manuseio do instrumento, tivemos noção das potencialidades didáticas do báculo de Petrus Ramus para o ensino de Matemática, relacionando ambos com o cotidiano escolar e as abordagens didáticas, que podem ser implementadas na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Francisco Hemerson Brito da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE

É licenciado em Matemática (2021) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, instrumentos matemáticos do século XVI, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática.

Antonia Naiara de Sousa Batista, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (2016) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), e mestrado (2018) pela Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Atualmente é professora substituta do Curso de Licenciatura em Matemática e Doutoranda da Pós-Graduação em Educação, ambos na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área da Educação Matemática e da História da Matemática, com ênfase, na formação de professores de matemática, articulação entre história e ensino de matemática, e instrumentos matemáticos.

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Publicado

01-01-2022

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Como Citar

BRITO DA SILVA, Francisco Hemerson; COSTA PEREIRA, Ana Carolina; SOUSA BATISTA, Antonia Naiara de. Articulando alguns conhecimentos geométricos com os condicionantes manipulativos do báculo de Petrus Ramus em uma vivência universitária. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. 01, p. e022030, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id746. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/97. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Práticas e Histórias de aulas de Matemática