O ensino de Transformações Geométricas: uma análise dos cadernos do aluno e do professor do Estado de São Paulo
Palabras clave:
documentos curriculares, conhecimento do professor, aprendizagem matemáticaResumen
As transformações geométricas compõem um conteúdo matemático relevante, pois podem mobilizar nos estudantes inúmeras habilidades de raciocínio, além de propiciar a introdução e a compreensão de outros conceitos matemáticos. Sendo assim, este artigo tem como questão diretriz: Como é apresentado o conteúdo matemático de transformações geométricas nos materiais curriculares do Estado de São Paulo? O objetivo é o de analisar e discutir a abordagem utilizada para o ensino das transformações geométricas nos Cadernos do Aluno e Cadernos do Professor do Estado de São Paulo. Estes materiais são brevemente apresentados, em conjunto com o Currículo Oficial do Estado de São Paulo e a discussão da relação dos professores com estes materiais e de como esta relação pode interferir no ensino e na aprendizagem. Como procedimentos metodológicos, selecionaram-se duas situações de aprendizagem dos Cadernos e quatro critérios de análise. Os resultados das análises das situações de aprendizagem – uma para os anos finais do Ensino Fundamental e outra destinada para o Ensino Médio – mostraram que os Cadernos do Aluno e do Professor do Estado de São Paulo fornecem poucos subsídios para que os professores explorem os conteúdos de transformações geométricas e demandam a utilização de outros materiais didáticos; que as tarefas propostas, embora relacionadas a outros conteúdos matemáticos, não são de cunho investigativo e criam lacunas na aprendizagem do conteúdo matemático de transformações geométricas; e que outras pesquisas, cursos e grupos de formação de professores são importantes para ampliar o seu conhecimento de abordagens para o ensino e a aprendizagem deste tópico matemático.
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