Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade

Autores/as

  • Sofia Seixas Takinaga takinagasofia@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ana Lúcia Manrique analuciamanrique@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palabras clave:

Ensino e Aprendizagem, Transtorno do Espectro Autista, Teoria da Atividade

Resumen

O presente estudo tem como objetivo compreender elementos do processo de ensino e aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento de habilidades matemáticas de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Frente a nossa intenção inicial de pesquisa, realizamos um levantamento bibliográfico sobre o tema em questão, o que acabou por revelar a carência de pesquisas voltadas ao desenvolvimento de habilidades matemáticas de alunos com TEA. Para esta investigação efetuamos a análise de três atividades, elaboradas por professor que ensina Matemática para alunos com TEA, as quais têm como objetivo construir o conceito de número. Os principais instrumentos para coleta de dados foram entrevista semiestruturada e gravação do professor executando e descrevendo a atividade. A metodologia de pesquisa segue a abordagem qualitativa de cunho interpretativo. O referencial teórico adotado, terceira geração da Teoria da Atividade, possibilitou a organização e compreensão dos dados coletados. As atividades são descritas, estruturadas em Sistemas de Atividades e posteriormente analisadas. Os resultados indicam que devemos considerar, para que possa ocorrer efetiva contribuição ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática para alunos com TEA, as características deste público na elaboração de atividades de ensino e buscar a construção de significados de objetos matemáticos abordados em detrimento a priorizar somente procedimentos de memorização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Sofia Seixas Takinaga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Ana Lúcia Manrique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Citas

ALMEIDA, R. R.; ARAÚJO JUNIOR, C. F. A Teoria da Atividade e sua relação com o uso de dispositivos móveis no ensino. In: ARAUJO JUNIOR, C. F., SILVEIRA, I. F. Tablets no ensino fundamental e médio: princípios e aplicações. São Paulo: Terracota, 2012, p. 33-54.

ANDRADE, M. A. Lições aprendidas trabalhando com autismo nos EUA: o que esta experiência me diz sobre o atendimento das pessoas com autismo no Brasil. In: MELLO, A. M. S. R.; ANDRADE, M. A.; HO, H. C.; DIAS, I. S. Retratos do Autismo no Brasil, 1 ed. São Paulo: AMA, 2013, p. 75-100.

COLE, M.; SCRIBNER, S. Introdução. In: VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: an activity-theoretical approach to developmental research. Helsinki, Finland: Orienta-Konsultit, 1987.

ENGESTRÖM, Y. Expansive Learning at Work: toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of Education and Work. Vol. 14, Nº 1, 2001, p. 133-156.

GOMES, C. G. S. Autismo e ensino de habilidades acadêmicas: adição e subtração. Revista Brasileira de Educação Especial, Set.-Dez., v.13, n.3, Marília, 2007, p. 345-364.

GUTEK, G.L. Introduction: A biography of Montessori and an analysis of the Montessori method. In: MONTESSORI, M.; GUTEK, G.L. The Montessori Method: the origins of an educational innovaton, including an abridged and annotated edition of Maria Montessori’s The Montessori method. United States of America: Rowman & Littlefield Publishers, Inc., 2004, p. 12-21.

HO, H. C., DIAS, I. S. Campanha nacional pelos direitos e pela assistência das pessoas com autismo 2011/12: Avaliação e observações sobre os questionários da pesquisa AMA/ABRA 2011/12. In: MELLO, A. M. S. R.; ANDRADE, M. A.; HO, H. C.; DIAS, I. S. Retratos do Autismo no Brasil, 1 ed. São Paulo: AMA, 2013, p. 37-63.

KEE, N. K. N.; CHIA, N. K. H. Teaching arithmetic operation of division with Montessori division board set to two children with Autism Spectrum Disorders: a case study. Journal of the American Academy of the Special Education Professionals, Spring/Summer(1), 2010, p. 157-171.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração. São Paulo, v.1, n° 3, 2° sem./1996, p. 01-05.

SILVA, M. V. T. Trajetórias escolares de alunos com Transtorno do Espectro Autista e expectativas educacionais das famílias. 2014. 95 p. Dissertação (Mestrado em Saúde) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

TOMAZ, V. S.; DAVID, M. M. Classroom activity promoting students’ learning about the use of drawings in geometry. In: B. Ubuz (Ed.), Proc. 35th Conf. of the Int. Group for the Psychology of Mathematics Education, v. 4, p. 257-264, 2011.

VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

YAMAGATA-LYNCH, L.C. Activity Systems Analysis Methods: Understanding Complex Learning Environments. New York: Springer, 2010.

Publicado

2018-09-01

Métricas


Visualizações do artigo: 26     PDF (Português (Brasil)) downloads: 24

Cómo citar

TAKINAGA, Sofia Seixas; MANRIQUE, Ana Lúcia. Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 15, n.º 20, p. 483–502, 2018. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/246. Acesso em: 13 may. 2024.

Número

Sección

Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos