The inclusion process of students with different disorders and the frontier generated by the diagnoses: what do studies in Mathematics Education say?

Authors

DOI:

10.37001/remat25269062v17id374

Keywords:

Autism, Inclusive Mathematics Education, Learning Disorder, Special Education

Abstract

From the recent studies about inclusive education in Mathematics Education and aiming to highlight what Brazilian research shows about students with different disorders and the respective process of inclusion of these students in Mathematics, we considered the following question in the study: in the inclusion process that we are experiencing in Brazil, how do Brazilian scientific papers understand the inclusion of students with different types of disorders in the context of mathematics teaching and learning? From a literature review of 15 articles, we assumed as theoretical framework the creation of units of analysis as it is proposed in a qualitative research, identifying, as a result, three units: (1) the clinical emphasis on studies carried out with a still incipient approach; (2) the approach to the aspects related to disorders in teacher education and (3) the need for methodological and material diversification. In response to the research guiding question, reflections are presented on the existence of an exclusionary boundary that reveals one group of students implicitly excluded and another implicitly assumed.

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Author Biographies

Joyce Evellyn da Silva Cruz, Universidade Estadual do Paraná/Unespar

Licencianda em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná/Unespar.

Elton de Andrade Viana, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Braz Cubas (2006) e mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017). Atualmente é prof. de apoio e acompanhamento à inclusão da Prefeitura Municipal de São Paulo e professor do Instituto Superior de Educação de São Paulo / Singularidades. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, aprendizagem, adequação curricular, formação e educação matemática.

Ana Lucia Manrique, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em Ensino de Matemática (1994) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) (2003), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pos-Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC/RJ (Pós-Doc Júnior CNPq) (2008). Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq (2016-2018) e (2019-2021). Participou do Comitê Científico da SBEM-SP (2015-2017). É professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP (2020-2022). Atuou como pesquisadora no projeto aprovado no edital dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP. Coordenou projeto aprovado no Observatório da Educação, edital 2010 e participou como pesquisadora do projeto aprovado no Observatório da Educação, Capes, edital 2008 e 2012. Coordenou projeto aprovado no edital 44/2014 do Programa de Apoio à Formação de Profissionais no campo das Competências Socioemocionais. Coordenou localmente projeto aprovado no edital 59/2014 no Programa Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência, projeto em rede entre UFRJ, PUC/SP e UNIVAP. Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral e Educação Matemática Inclusiva.

Fábio Alexandre Borges, Universidade Estadual do Paraná-Unespar

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (2006) da Universidade Estadual de Maringá e Doutorado pelo mesmo Programa (2013). Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2019). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Educação Matemática Inclusiva, atuando principalmente com a temática surdez. Editor da Revista Paranaense de Educação Matemática. Docente da Universidade Estadual do Paraná-Campus de Campo Mourão, bem como do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) - Campus de Paranavaí. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Surdez e Educação Matemática. Membro co-fundador do GT13 da Sociedade Brasileira de Educação Matemática: Diferença, Inclusão e Educação Matemática.

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Published

2020-01-01

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How to Cite

SILVA CRUZ, Joyce Evellyn da; VIANA, Elton de Andrade; MANRIQUE, Ana Lucia; BORGES, Fábio Alexandre. The inclusion process of students with different disorders and the frontier generated by the diagnoses: what do studies in Mathematics Education say?. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 17, p. e020036, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id374. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/158. Acesso em: 14 may. 2024.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos