A escolha do livro didático como prática curricular do professor

Authors

DOI:

10.37001/remat25269062v21id456

Keywords:

Livro didático, PNLD, Prática curricular

Abstract

Textbooks constitute one of the central elements in contemporary discussions in Mathematics Education. This multifaceted resource has its selection as one of the facets we delve into. Such choice is one of the stages of the National Program of Textbooks and Didatical Materials, and, although it is a customary process, it is not simple. It demands time and intentionality from teachers, aligned with the values they defend. This text proposes reflections aimed at contributing to the teaching work, facing the process of choosing the works that will be used by them in their classroom practice. It also highlights the importance of the teacher's preparation for this process, since research indicates that the theme of textbook selection is rarely addressed during initial teacher training. Furthermore, a structure (open, flexible, and adaptable to the teacher's reality) for choosing textbooks is presented aiming to collaborate with the evaluation and selection work that the teacher can carry out regarding the books approved by the Ministry of Education in their schools.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rúbia Barcelos Amaral, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Livre-Docente em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Lucas Carato Mazzi, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Ana Paula Perovano, Southwest Bahia State University

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Luciana Vieira Andrade, ecretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

References

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Pensamento computacional nas políticas e nas práticas em alguns países. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 202-242, 2019. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4742/14697. Acesso em: 31, mar. 2024.

AMARAL, Rúbia Barcelos; MAZZI, Lucas Carato; ANDRADE, Luciana Vieira; PEROVANO, Ana Paula. Livro Didático de Matemática: compreensões e reflexões no âmbito da Educação Matemática. 1 ed. Campinas: Mercado de Letras, 2022.

ANDRADE, Luciana Vieira. Saberes docentes e conhecimento didático do professor mobilizados na escolha do livro didático de Matemática, 2024. 231f. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". IGCE/UNESP, Rio Claro-SP, 2024.

ARSLAN, Cigdem; GOCMENCELEBI, Sirin Ilkorucu; TAPAN, Menekse Seden. Learning and reasoning styles of pre service teachers’: inductive or deductive reasoning on science and mathematics related to their learning style. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 1, n. 1, p. 2460-2465, 2009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042809004352. Acesso em: 31, mar. 2024.

AYLON, Michal; EVEN, Ruhama. Deductive reasoning: in the eye of the beholder. Educational Studies in Mathematics, v. 69, n. 3, p. 235-247, 2008. Acesso em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10649-008-9136-2. Acesso em: 31, mar. 2024.

BESSA, Kaoma Ferreira de. Pensamento computacional e Matemática: uma abordagem com o Scratch. 2020. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". IGCE/UNESP, Rio Claro-SP. 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/202563. Acesso em: 31, mar. 2024.

BONINI, Adair; YANO, Daniella de Cássia. A avaliação do livro didático como tema da formação inicial do professor de língua portuguesa. Entrepalavras, v. 8, n. 2, p. 323-343, 2018. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/1145. Acesso em: 31, mar. 2024.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em: 31, mar. 2024.

BRASIL. Decreto n° 9099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Diário Oficial da União, Brasília, 2017. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2017/decreto-9099-18-julho-2017-785224-publicacaooriginal-153392-pe.html. Acesso em: 31, mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Guia Digital PNLD 2020. Brasília, DF: FNDE, 2020a. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2020/inicio. Acesso em: 31, mar. 2024.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas e Literárias para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático PNLD 2020. Brasília, DF: FNDE, 2020b.

BRASIL. Guia de Livros Didáticos 2021: caderno de apresentação. DF, Brasília, 2021a. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/inicio. Acesso em: 31, mar. 2024.

BRASIL. Orientações para a Escolha – PNLD 2021 – Objeto 2. DF, Brasília: FNDE, 2021b.

BRASIL. Guia Digital PNLD 2021: Projetos Integradores e Projeto de Vida. Brasília, DF: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2021c.

BRASIL. Guia Digital PNLD 2024: Por que ler o guia? Brasília, DF: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2024. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2024_objeto1_obras_didaticas/pnld_2024_objeto1_obras_didaticas_porque_ler_guia. Acesso em: 31, mar. 2024.

BROWN, Matthew W. The teacher-tool relationship: theorizing the design and use of curriculum materials. In: REMILLARD, Janine T.; HERBEL-EISENMANN, Beth A.; LLOYD, Gwendolyn M. (Eds). Mathematics Teachers at Work: connecting curriculum materials and classroom instruction. Nova York: Taylor & Francis, 2009, p. 17-36. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9780203884645-11/teacher%E2%80%93tool-relationship-theorizing-design-use-curriculum-materials-matthew-brown. Acesso em: 31, mar. 2024.

BROWN, F. Malloy; TARNLUND, Sten-Ake. Inductive reasoning in Mathematics. In: Fifth International Joint Conference on Artificial Intelligence. Proceedings… Fifth IJCAI, p. 844-850, 1977. Disponível em: https://www.ijcai.org/Proceedings/77-2/Papers/063.pdf. Acesso em: 31, mar. 2024.

CHAVANTES, Eduardo; PRESTES, Diego. Quadrante matemática e suas tecnologias: grandezas, medidas e programação. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2020.

DAVIS Elizabeth A.; KRAJCIK Joseph S. Designing educative curriculum materials to promote teacher learning. Educational Researcher, v. 34, n. 3, p. 3-14, 2005. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3700012. Acesso em: 31, mar. 2024.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro. 6. ed. São Paulo: Loyola, 1979.

FERREIRA, Pamela Emanueli Alves; BURIASCO, Regina Luzia Corio de. Enunciados

de tarefas de matemática baseados na perspectiva da Educação Matemática Realística. Bolema, v. 29, n. 52, p. 452-472, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/5b5gYdsDBdVyqWjKv7wGzmm/#. Acesso em: 31, mar. 2024.

FREITAS, Islene da Conceição. Critérios de escolha do livro didático de Matemática: a experiência de escolas municipais de Nova Iguaçu. 2010. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. FE/UERJ, Duque de Caxias-RJ. 2010. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/10090. Acesso em: 31, mar. 2024.

HAVERTY, Lisa A.; KOEDINGER, Kenneth R.; KLAHR, David; ALIBALI, Martha W. Solving inductive reasoning problems in Mathematics: not-so-trivial pursuit. Cognitive Science, v. 24, n. 2, p. 249-298, 2000. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0364021300000197. Acesso em: 31, mar. 2024.

LEONARDO, Fábio Martins de. Conexões - Matemática e suas Tecnologias: geometria plana e espacial, 1. ed. São Paulo: Editora Moderna, 2020.

LIMA, Altemar Brito; GUIMARÃES, Douglas Ribeiro; PEROVANO, A. P. 2022. A presença do livro didático na formação inicial do professor de matemática: um olhar

para os projetos pedagógicos de curso das universidades estaduais baianas. In:

COLÓQUIO DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA, 1, 2022, Rio Claro. Anais

[...]. Rio Claro, 2022. p. 1-19.

LIMA, Katia; JANUÁRIO, Gilberto; MANRIQUE, Ana Lúcia. A aprendizagem do professor mediada por sua relação com materiais curriculares de Matemática. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Anais... VII SIPEM, Foz do Iguaçu: SBEM/PR, 1-12, 2018.

LITOLDO, Beatriz Fernanda. A contextualização e os níveis de demanda cognitiva de tarefas de geometria presentes em livros didáticos de Matemática sob a perspectiva do Opportunity-To-Learn. 2021. 222f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto de Física “Gleb Wataghin” da Universidade Estadual de Campinas. IF/UNICAMP, Campinas-SP. 2021. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1165475. Acesso em: 31, mar. 2024.

MACIEL, Rosa Maria; BENEDETTI, Maria Luiza do Canto. Uma perspectiva para o ensino da matemática na pré-escola. Idéias, v. 14, p. 3-39, 1992. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/inf_a.php?t=008. Acesso em: 31, mar. 2024.

MAZZI, Lucas Carato. As demonstrações matemáticas presentificadas nos livros

didáticos do ensino médio: um foco nos capítulos de Geometria. 2018. 160f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2018. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1079817 Acesso em: 06, jun. 2024.

MELLO, Telma Assad. Argumentação e metacognição na solução de problemas aritméticos de divisão. 2008. 338f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. FE/Unicamp, Campinas/SP. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2008.423956. Acesso em: 31, mar. 2024.

MOLINA, Olga. Quem engana quem: Professor x Livro Didático. Campinas: Papirus, 1987.

PEROVANO, Ana Paula. Perspectivas de professores sobre a escolha do livro didático de matemática. 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/925b8222-8bf1-4714-be37-4e0df69828e9. Acesso em: 31, mar. 2024.

PEROVANO, Ana Paula; AMARAL, Rúbia Barcelos; MAZZI, Lucas Carato. Weaving reflections on critical awareness and the choice of Mathematics textbook. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 4, p. 1-18, 2023.

REID, David; KNIPPING, Christine. Proof in Mathematics education: Research, learning and teaching. Canada: Sense Publisher, 2010.

SERRAZINA, Maria de Lurdes Marquês. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, no. 1, p.266-283, mai. 2012. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br.

SILVA, Marco Antônio. A fetichização do livro didático no Brasil. Educação & Realidade, v. 37, n. 3, p. 803-821, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/20373. Acesso em: 31, mar. 2024.

SILVA, Eliel Constantino da. Pensamento computacional e a formação de conceitos matemáticos nos anos finais do Ensino Fundamental: uma possibilidade com kits de robótica. 2018. 264f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". IGCE/UNESP, Rio Claro-SP. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/180525. Acesso em: 31, mar. 2024.

SILVA, Marcos Aurélio Alves e. Profissionalização, formação e saberes docentes: o desafio da escolha dos livros didáticos pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental. 2018. 91f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. CAA/UFPE, Caruaru-PE. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30631. Acesso em: 31, mar. 2024.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ser protagonista: matemática e suas tecnologias - álgebra e educação financeira. 1. ed. São Paulo: Edições SM, 2020.

THOMAZ, Dilson. Do livro didático ao aluno: transposição didática na aula de Matemática do ensino médio diurno e noturno. 2013. 211f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. IE/UFMT, Cuiabá-MT. 2013. Disponível em: https://ri.ufmt.br/handle/1/936. Acesso em: 31, mar. 2024.

TOMAZ, Vanessa Sena; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

WEISSHAHN, Yuri; CUNHA, Mônica; BORDINI, Adriana; AVILA, Christiano; CAVALHEIRO, Simone; AGUIAR, Marilton. In: Computação na Educação Básica no Brasil: o estado da arte. XXV Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Pelotas. Anais… Pelotas, 2016. Disponível em: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2016/CE_01603.pdf. Acesso em: 31, mar. 2024.

WING, Jeannette M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 2, p. 33-35, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1145/1118178.1118215. Acesso em: 31, mar. 2024.

ZAMBON, Luciana Bagolin; TERRAZAN, Eduardo Adolfo. Políticas de material didático no Brasil: organização dos processos de escolha de livros didáticos em escolas públicas de educação básica. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 94, n. 237, p. 585-602, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/4DgxPWYqB45jcHPYpnddVLv/?lang=pt#. Acesso em: 31, mar. 2024.

Published

2024-06-21

Métricas


Visualizações do artigo: 875     PDF (Português (Brasil)) downloads: 296

How to Cite

AMARAL, Rúbia Barcelos; MAZZI, Lucas Carato; PEROVANO, Ana Paula; ANDRADE, Luciana Vieira. A escolha do livro didático como prática curricular do professor. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 21, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v21id456. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/456. Acesso em: 20 may. 2025.

Issue

Section

Edição Especial - Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática

Most read articles by the same author(s)