v. 17 (2020): Publicação Contínua
Práticas e Histórias de aulas de Matemática
-
Materiais manipuláveis e conceitos geométricos: uma sequência de ensino desenvolvida na Educação de Jovens e Adultos
Visualizações do artigo: 390 PDF downloads: 124 -
Uso do Sistema Gapminder como suporte ao ensino da Análise de Correlação Linear para o Ensino Superior
Visualizações do artigo: 131 PDF downloads: 52 -
Estratégias e desafios da atuação docente no contexto da pandemia da Covid-19 por meio da vivência de uma professora de matemática
Visualizações do artigo: 472 PDF downloads: 230 -
Estratégias resolutivas de operações do campo aditivo: uma experiência com estudantes do 6º ano
Visualizações do artigo: 277 PDF downloads: 86 -
Ensino de Matemática e literatura infantil: uma proposta para aprendizagem de alunos do 4º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Visualizações do artigo: 439 PDF downloads: 162
Artigos Científicos
-
Princípios da Educação Culturalmente Relevante em uma Perspectiva Etnomatemática
Visualizações do artigo: 411 PDF (English) downloads: 132 -
Trabalho Colaborativo e Escola de Tempo Integral: para onde os estudos nos orientam? (2008-2018)
Visualizações do artigo: 233 PDF downloads: 65 -
Implicações da Didática Profissional para a Formação do Professor de Matemática
Visualizações do artigo: 426 PDF downloads: 108 -
Como ajudar Laura a comprar um carro: uma Sequência Didática para a Educação Financeira de alunos do Ensino Médio
Visualizações do artigo: 220 PDF downloads: 67 -
Conversões entre representações dos números racionais: análise de aspectos matemáticos e cognitivos com uso de material manipulável
Visualizações do artigo: 344 PDF downloads: 86 -
Programa de Matemática dos cursos industriais básicos da Escola Técnica Nacional (1942-1965)
Visualizações do artigo: 101 PDF downloads: 44 -
“Prática” e “Estágio Supervisionado” na formação de professores: o que revela um curso de Licenciatura em Matemática da UNEB?
Visualizações do artigo: 673 PDF downloads: 293 -
Uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) como metodologia de ensino em aulas de Cálculo Numérico
Visualizações do artigo: 967 PDF downloads: 501 -
Processo de inclusão de estudantes com diferentes transtornos e a fronteira gerada pelos diagnósticos
Visualizações do artigo: 456 PDF downloads: 181 -
Perezhivanie nas aulas de matemática: gênero, raça e ciência
Visualizações do artigo: 149 PDF downloads: 62 -
Problematizações em práticas escolares envolvendo o pensamento probabilístico: fazendo matemática com sentido
Visualizações do artigo: 290 PDF downloads: 96 -
Ensino de função polinomial do primeiro grau: um estudo sob a ótica da Teoria das Situações Didáticas numa turma do Ensino Médio
Visualizações do artigo: 612 PDF downloads: 116 -
Leitura e produção de inferências matemáticas no estudo de inequações
Visualizações do artigo: 193 PDF downloads: 79 -
Báculo de Petrus Ramus e seu uso para medição de profundidade
Visualizações do artigo: 223 PDF downloads: 99 -
Intervenção pedagógica sob a ótica do letramento estatístico: uma proposta por intermédio de pesquisas
Visualizações do artigo: 207 PDF downloads: 91 -
Penso, logo existo! deixando a preguiça intelectual: um re-linking que exige pensamento
Visualizações do artigo: 353 PDF (Español (España)) downloads: 53 -
Repercussões das Feiras Nacionais de Matemática na Integração Curricular: olhares de docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Visualizações do artigo: 138 PDF downloads: 56 -
Percepções e crenças de autoeficácia no trabalho com matemática e Resolução de Problemas na Educação Infantil
Visualizações do artigo: 251 PDF downloads: 86 -
Aprendizagem discente através da Resolução de Problemas em uma Escola Comunitária Rural
Visualizações do artigo: 161 PDF downloads: 65 -
Considerações acerca do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio
Visualizações do artigo: 675 PDF downloads: 260 -
Avaliação de uma experiência de ensino sobre desvio padrão por meio da idoneidade didática
Visualizações do artigo: 193 PDF (Español (España)) downloads: 75 -
Resolução de Problemas do Campo Multiplicativo com Crianças de 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental
Visualizações do artigo: 233 PDF downloads: 67 -
Formação inicial de professores: propiciando conexões significativas por meio de projetos de estágio
Visualizações do artigo: 130 PDF downloads: 75 -
Indeterminação Zero Elevado a Zero: Saberes Disciplinares e Pedagógicos na Formação Inicial de Professores de Matemática
Visualizações do artigo: 343 PDF downloads: 88 -
Problematizando a Agenda da Educação 2030: Relatório da UNESCO, Relações de Gênero, Educação STEM e Direitos Humanos
Visualizações do artigo: 339 PDF downloads: 179
Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
-
Apresentação da Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Visualizações do artigo: 200 PDF downloads: 23 -
Análise do conhecimento de professores recém-formados sobre o ensino de matemática via resolução de problemas
Visualizações do artigo: 188 PDF downloads: 52 -
As pesquisas sobre resolução de problema no âmbito do EBRAPEM
Visualizações do artigo: 293 PDF downloads: 58 -
Resolução de Problemas envolvendo soma e intersecção de subespaços vetoriais
Visualizações do artigo: 125 PDF downloads: 33 -
“O Coração da Matemática” na formação dos futuros professores de matemática
Visualizações do artigo: 183 PDF (Español (España)) downloads: 65 -
(Re)formulação e resolução de problemas abertos e que abordam temas de relevância social com o uso de planilhas eletrônicas
Visualizações do artigo: 309 PDF downloads: 99 -
O Ensino de Matemática via Resolução de Problemas na Formação Inicial de Professores
Visualizações do artigo: 310 PDF downloads: 173 -
Uma aproximação à forma como os alunos do ensino primário formulam problemas
Visualizações do artigo: 167 PDF (Español (España)) downloads: 45 -
Materiais lúdicos como instrumentos de ensino-aprendizagem-avaliação de análise combinatória no Ciclo de Alfabetização
Visualizações do artigo: 529 PDF downloads: 174 -
Ensino-Aprendizagem de Análise Combinatória via Exploração, Resolução e Proposição de Problemas no Ensino Médio
Visualizações do artigo: 456 PDF downloads: 177 -
Gallery Walk: uma estratégia ativa para resolver problemas com múltiplas soluções
Visualizações do artigo: 1461 PDF downloads: 214 -
Resolução de Problemas e a Educação Matemática Realística: contribuições para a Educação Financeira Escolar com Professores em Formação Inicial
Visualizações do artigo: 225 PDF downloads: 68 -
A Resolução de Problemas para Licenciandos em Matemática: do Ensino Superior às Turmas de Educação Básica
Visualizações do artigo: 257 PDF downloads: 69 -
Resolução de Problemas e Representações Semióticas na Formação Inicial de Professores de Matemática
Visualizações do artigo: 221 PDF downloads: 75 -
Resolução de problemas contextualizados: análise de uma ação didática para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Visualizações do artigo: 1208 PDF downloads: 226 -
Progressão aritmética: uma proposta de ensino e aprendizagem através da Resolução de Problemas
Visualizações do artigo: 455 PDF downloads: 226 -
A produção de significados para um texto de problema por alunos de um primeiro ano do Ensino Fundamental
Visualizações do artigo: 193 PDF downloads: 66 -
Registro das etapas da Resolução de Problemas como recurso para um melhor desempenho de estudantes em vários níveis de escolaridade
Visualizações do artigo: 139 PDF downloads: 56 -
Formulação de Problemas no desenvolvimento de um Jogo Educacional Digital de Matemática
Visualizações do artigo: 251 PDF downloads: 73 -
O Ensino-Aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral através da Resolução de Problemas no Curso de Engenharia Civil
Visualizações do artigo: 582 PDF downloads: 163 -
Resolução, Exploração e Proposição de Problemas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para o ensino e aprendizagem da combinatória
Visualizações do artigo: 759 PDF downloads: 235 -
Problemas com mais do que uma solução – seu contributo para o desenvolvimento metacognitivo dos estudantes e da sua capacidade de comunicar matematicamente
Visualizações do artigo: 228 PDF downloads: 60