Perspectivas dos documentos curriculares RCNEI e BNCC para a Matemática na Educação Infantil
DOI:
10.37001/remat25269062v20id486Keywords:
Educação Matemática; Educação Infantil; Documentos curriculares.Abstract
A Educação Infantil, como um todo, é uma fase da formação que exige intensa atenção no que diz respeito ao desenvolvimento tanto de práticas como de pesquisas a respeito do seu cotidiano. E a matemática, em especial, merece atenção, pois ainda há insuficientes investigações acadêmicas na área, e até mesmo os documentos oficiais são tímidos na abordagem da disciplina nessa etapa escolar. Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, do tipo qualitativa e documental, que tem como material de estudo os documentos curriculares oficiais Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Colocou-se a seguinte questão norteadora: como são tratados os conteúdos matemáticos para a infância e quais são as semelhanças ou distanciamentos no tratamento que recebem? A partir dos resultados obtidos, busca-se contribuir para a reflexão dos profissionais de Educação Infantil sobre os documentos regulatórios dessa etapa escolar, sobretudo no que diz respeito à necessidade de maior e melhor abordagem relacionada ao ensino de matemática.
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