Emoções e Sentimentos relacionados a satisfação da práxis docente em Matemática

Authors

DOI:

10.37001/remat25269062v23id588

Keywords:

Docência, Educação Básica, Matemática, Professores

Abstract

A satisfação na carreira docente é um aspecto fundamental para que os professores experimentem emoções e sentimentos de alegria e prazer em relação à profissão. Um fator que pode influenciar na satisfação está relacionado à realidade que esses docentes vivenciam na sala de aula. Por essa razão, o presente estudo tem como objetivo investigar as emoções e os sentimentos de professores de Matemática emergentes de sua práxis pedagógica. Para tanto, foram conduzidas entrevistas com quatro professores de Matemática que lecionam na educação básica pública no extremo sul do país. A análise dessas entrevistas foi realizada através do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que é uma técnica qualitativa de pesquisa de análise de dados que representa de forma sintética e coerente as opiniões, percepções, sentimentos e discursos de um grupo de pessoas sobre um determinado tema. Por meio do operar da técnica emergiram quatro discursos, dos quais dois serão discutidos neste artigo. O primeiro aborda a satisfação dos professores em relação à docência, enquanto o segundo discute a realidade da prática na sala de aula. Os resultados suscitam que os professores entrevistados estão satisfeitos com sua escolha e práxis profissional, no entanto, compreendem que essa satisfação é influenciada por diversos fatores, incluindo a realidade enfrentada em seu ambiente de trabalho, a questão da remuneração, e a relação com os estudantes e seus pares. Compreender e abordar as emoções e sentimentos no contexto docente, não apenas qualifica a experiência educacional, mas também de ensino, além de ser uma forma de vislumbrar estratégias pedagógicas que estimulem o entusiasmo, a confiança, permanência na profissão e a satisfação docente, ao mesmo tempo que contribui para criar um ambiente laboral mais favorável e saudável.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Luana Maria Santos da Silva Ayres, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Tanise Paula Novello, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

References

BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Jornal da Universidade. Porto Alegre, 06 jul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 09 fev. 2024.

FAVATTO, Naline. Cristina.; BOTH, Jorge. Motivos para abandono e permanência na carreira docente em educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [S.L.], v. 41, n. 2, p. 127-134, abr. 2019. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.05.004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbce/a/hZwxpF3d73HW6xPkNqMzskB/#. Acesso em: 08 fev. 2024.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Trad. Kátia de Mello e Silva. 3. ed. São Paulo: Editora Moraes Ltda., 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GOMES, Manoel Messias. Fatores que facilitam e dificultam a aprendizagem. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, p. 1-4, 17 jul. 2018. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/14/fatores-que-facilitam-e-dificultam-a-aprendizagem. Acesso em: 04 jan. 2025.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000.

LEAL JUNIOR, Luiz Carlos; et al. Problematização, Signos e Matemática: afetos que movimentam acontecimentos e aprendizagens em aulas de Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 19, n. Edição Especial, p. e022054, 2022. DOI: 10.37001/remat25269062v19id683. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/43. Acesso em: 3 jul. 2024.

LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana. Maria. Cavalcanti. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxias do Sul: EDUCS, 2003.

LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana. Maria. Cavalcanti. Pesquisa de representação social: um enfoque qualiquantitativo: a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. 2a. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da Informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LIMA, Eloane. Coimbra. Os sentimentos do professor gerados pelas suas vivências na prática docente: um estudo com docentes em uma escola pública no Piauí. 2011. 99 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade de Fortaleza – Unifor, Fortaleza, 2011. Disponível em: https://uol.unifor.br/oul/conteudosite/F1066347604/Dissertacao.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.

MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach. Trad. José Arthur Giannotti. In: GIANNOTTI, José Arthur. Marx, vida & obra. Porto Alegre: L&PM, 2000.

MATURANA, Humberto. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1997.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. 98 p.

MATURANA, Humberto; REZEPKA, Sima. Nisis. de. Formação humana e capacitação. Trad. de Jaime A. Clasen. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

NÓVOA, Antônio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. Disponível em: https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2017/04/antc3b3nio-nc3b3voa-professores-imagens-do-futuro-presente.pdf. Acesso: 31 jan. 2024.

PASETTO, Luciane Zamberlan; BOER, Noemi. Motivações à docência e satisfação profissional: um estudo com professores dos anos iniciais de Santa Maria, RS. Research, Society And Development, [S.L.], v. 9, n. 1, p. 1-13, 1 jan. 2020. Research, Society and Development. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1468. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1468/1412. Acesso em: 04 jan. 2025.

PELLANDA, Nize. Maria. Campos. Maturana & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 110 p.

ROCHA, Flavia Sucheck Mateus; et al. O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da CoViD-19. Revista Interacções, [S. l.], v. 16, n. 55, p. 58–82, 2020. DOI: 10.25755/int.20703. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/20703. Acesso em: 7 jan. 2024.

ROCHA, Maria Lúcia Rodrigues da. Experiência de vida e identidade docente. In: VII Seminário de estágio supervisionado e práticas de ensino, 2022, Fortaleza. Anais VII SEPE. Fortaleza: FACEDI/UECE, 2022. p. 1-5. Disponível em: https://www.uece.br/eventos/viisepe/anais/trabalhos_completos/825-67782-24062022-200419.pdf. Acesso em: 04 jan. 2025.

RODRIGUES, Adriege; et al. Formação inicial de professores: percepções sobre a formação matemática. Revista de Educação Matemática, [S.L.], v. 20, n. 01, p. 1-19, 14 set. 2023. Sociedade Brasileira de Educacao Matematica. http://dx.doi.org/10.37001/remat25269062v20id496. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/496/560. Acesso em: 10 jul. 2024.

SILVA, Ana Carolinne Martins; et al. O ensino remoto emergencial no contexto da pandemia e a intensificação das desigualdades. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, [S.L.], v. 13, n. 3, p. 185-197, 3 out. 2022. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ. http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2241. Acesso em: 09 fev. 2024.

SILVA, João Vitor da; et al. O Uso de Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: o que dizem as pesquisas brasileiras. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 20, n. 01, p. e023113, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id494. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/494. Acesso em: 3 jul. 2024.

SERIANI, Raquel. Professores de Matemática dos anos finais do ensino fundamental em início de carreira: desafios, vivências e sentimentos. 2015. 125 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/16180. Acesso em: 20 nov. 2020.

SOUZA, Júlia Braga Rodolfo de; et al. Desvalorização docente no contexto brasileiro: entre políticas e dilemas sociais. Ensaios Pedagógicos, [S. l.], v. 1, n. 2, p. p.59–65, 2018. Disponível em: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/40. Acesso em: 26 jan. 2024.

Published

2025-01-06

Métricas


Visualizações do artigo: 147     PDF (Português (Brasil)) downloads: 60

How to Cite

AYRES, Luana Maria Santos da Silva; NOVELLO, Tanise Paula. Emoções e Sentimentos relacionados a satisfação da práxis docente em Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 23, 2025. DOI: 10.37001/remat25269062v23id588. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/588. Acesso em: 30 apr. 2025.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.