Políticas públicas curriculares para a formação de professores que ensinam matemática
DOI:
10.37001/remat25269062v20id369Palavras-chave:
Matemática, Pedagogia, Formação inicial, Formação continuada, Políticas públicas curricularesResumo
Este artigo decorre das discussões realizadas o VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática, realizado em São Paulo em 31 março e 01 de abril de 2023, no Grupo de Discussão denominado Políticas Públicas Curriculares para a Formação de Professores que Ensinam Matemática. Este grupo teve por objetivo promover reflexões sobre as políticas públicas curriculares para os cursos de Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Matemática e processos de formação continuada para professores que ensinam matemática na Educação Básica. As discussões contemplarão a estrutura e organização desses cursos a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores, examinando a carga horária de Matemática e/ou Educação Matemática, os estágios curriculares, o trabalho de conclusão de curso e, a diversidade de ações de formação continuada que tem ocorrido no contexto do estado de São Paulo.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Brasília: CNE, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp006.pdf. Acesso em 15 ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC/Conselho Nacional de Educação, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de matemática, bacharelado e licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília, 05 mar. 2002, Seção 1, p. 15. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 15 ago. 2023.
GARCIA, Carlos Marcelo. Para um movimento educacional. Portugal: Porto Editora. 1999.
GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba S.S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009. (Relatório de pesquisa).
LOPES, Celi E.; NACARATO, Adair M. Education of teachers who teach mathematics in Brazil. In: THOMPSON, Denisse R.; SUURTAMM, Christine.; HUNTELEY, Mary Ann. (Eds.). International Perspectives on Mathematics Teacher Education. Charlotte: INFORMATION AGE PUBLISHING, 2021, v.1, p. 143-166.
MOREIRA, Plínio C.; FERREIRA, Ana Cristina. O Lugar da Matemática na Licenciatura em Matemática. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática (Online), 27, 2013. p. 10-30.
MOREIRA, Plínio C.; DAVID, M. Manuela. M. S. O saber matemático do professor: formação e prática docente na escola básica. Revista Brasileira de Educação, 28, 2005. p.50-61.
SANTOS, João Ricardo. V.; LINS, Romulo. C. Formação Matemática do professor nas disciplinas de conteúdo matemático em curso de licenciatura em Matemática. Anais... XII EBRAPEM - Educação Matemática: possibilidades de interlocução, UNESP: Rio Claro, 2008. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/272-1-A-GT1_Viola%20dos%20Santos_ta.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023.
SILVA, Katia A. C. P. da; CRUZ, Shirleide P. A residência pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 227–247, 2018. DOI: 10.14295/momento. v27i2.8062. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/8062. Acesso em: 16 ago. 2023.
VALENTE, Wagner R.; BERTINI, Luciane F. (Orgs.). A matemática do ensino: por uma história do saber profissional – 1870-1960. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo. Coleção Educação & Saúde, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/63803?show=full. Acesso em: 18 ago. 2023.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 806 pdf downloads: 352
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Matemática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.