Formação inicial de professores: percepções sobre a formação Matemática

Authors

  • Adriege Rodrigues adriegerodrigues@gmail.com
    Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Izabela Barbosa Freitas izabelafreitas98@hotmail.com
    Nome da instituição por extenso – SIGLA
  • Ana Cláudia da Silva Rodrigues claudiacavn@yahoo.com.br
    Nome da instituição por extenso – SIGLA

DOI:

10.37001/remat25269062v20id496

Keywords:

Docência; Formação de Professores; Licenciatura em Matemática.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção de docência assumida por profissionais responsáveis pela formação de licenciados em Matemática da UFPB – Campus I. O referencial teórico foi construído a partir dos estudos de Medeiros (2008), Tardif (2002), entre outros. A investigação classifica-se como qualitativa. Como instrumentos metodológicos utilizamos a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada, no intuito de alcançar o objetivo descrito. Foi possível identificar diversas concepções sobre docência; alguns professores a consideram como uma profissão sendo necessária uma formação continuada, outros a consideram como uma arte, há os que a identificam como uma atividade de transmissão de conhecimento e os que a consideram como uma associação entre ensinar e aprender. Contudo, corroboram que existem muitas ausências nessa formação.

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Published

2023-09-14

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How to Cite

RODRIGUES, Adriege; FREITAS, Izabela Barbosa; RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva. Formação inicial de professores: percepções sobre a formação Matemática. Revista de Educação Matemática, [s. l.], vol. 20, no. 01, p. e023114, 2023. DOI: 10.37001/remat25269062v20id496. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/496. Acesso em: 18 may. 2024.

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Artigos Cientí­ficos

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