A Educação Matemática na infância boliviana: possibilidades interculturais

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v21id522

Palavras-chave:

Educação Infantil

Resumo

Esse artigo objetiva apresentar a compreensão construída, a respeito da estrutura e da organização da educação infantil proposta pelos documentos curriculares bolivianos, levantando quais aspectos foram delineados em suas orientações para o campo da educação matemática, analisando as possibilidades interculturais apresentadas tanto pelo Currículo Base e quanto pelo Currículo Regionalizado da Nação Aymara, por meio da etnografia de documentos. Os documentos orientam que a educação matemática deve ser desenvolvida a partir de diferentes experiências cotidianas da família e da comunidade, para favorecer o desenvolvimento de sua identidade cultural e linguística no contexto em que vivem. As noções matemáticas destacadas nos documentos devem ser articuladas em conjunto com o idioma materno, contribuindo para o desenvolvimento da língua e do pensamento dentro da cosmovisão originária, de sua história de vida e de seu contexto. Ao olhar para os textos curriculares notei que eles abrem a possibilidade para o desenvolvimento de um pensamento decolonial, criando um espaço epistêmico a partir dos conhecimentos e saberes elaborados pelas nações e povos do sul global.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joana Inês Novaes, Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Assistente Técnico-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto.

Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Livre-docente em Didática e Currículo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Referências

ARCE, Alessandra. Compre o kit Neoliberal para a Educação Infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. Revista Educação e Sociedade, v. 22, p. 251-283, 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/VWpK5QqzkMzX9MrdJNHZRpM/?format=pdf> Acesso em: 04 fev. 2020

BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Planeta do Brasil, 2010.

BOLIVIA. Nueva Constitución Política del Estado. Congresso nacional, 2009.

Disponível em:<https://www.oas.org/dil/esp/constitucion_bolivia.pdf>

Acesso em: 21 jan. 2023.

BOLIVIA. Ley nº 070, ley de 20 de diciembre de 2010 […] ley de la educación “Avelino Siñani - Elizardo Pérez”. La Paz: Gaceta Oficial de Bolivia, 2010. Disponível em: http://tinyurl.com/ye2x6r3w. Acesso em: 23 fev. 2024.

BOLIVIA. Educación inicial en familia comunitaria. La Paz: Ministerio de la Educación, 2014. Disponível em: http://tinyurl.com/527cw3n4. Acesso em: 23 fev. 2024.

CONSEJO EDUCATIVO AYMARA.Currículo Regionalizado de la Educación Inicial en Familia Comunitaria no Escolarizada y Escolarizada de la Nación Aymara.Consejos Educativos de Pueblos Originarios de Bolivia., 2018. Disponível em: <https://sites.google.com/view/librosdel-ilcna/nayriri-laphi> Acesso em: 05 set. 2022.

DES CHENES, Mary. Locations the past. In: GUPTA, Akhil.; FERGUNSON, James. Anthropological locations boundaries and grouns of a Field Science. Berkeley: University of California Press. pp. 66-85.

FERREIRA, Laura; LOWENKRON, Letícia. Etnografia de documentos: pesquisas antropológicas entre papéis, carimbos e burocracias. Rio de Janeiro: E-papers, 2020.

FREHSE, Fraya. Os informantes que os jornais e as fotografias revelam: para uma etnografia da civilidade nas ruas do passado. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, nº36, jul-nov. 2005, pp.131-156. Disponível em: <https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2247/1386>. Acesso em: 15 set de 2023.

HUANACUNI MAMANI, Fernando. Buen Vivir / Vivir Bien: filosofia, políticas, estrategias y experiencias regionales andinas. Lima, Peru: Coodinadora Andina de Organizaciones Indígenas (CAOI), 2010.

HULL, Mathew. S. Documents and Bureaucracy. Annual Review of Anthropology, Vol. 41, pp. 251-267, 2012. Disponível em: <https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2158244> Acesso em: 15 jul. 2023.

LAZCANO, Mayorga; ANTONIO, Jorge. Entrevista a Mario Yapu: sobre la última Reforma Educativa en Bolivia: los desafíos de la nueva Ley Avelino Siñani-Elizardo Pérez. Propuesta Educativa, Nº. 38, noviembre, 2012, p. 49-58

LIB NEO, José C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus, 2015.

LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. Campinas: Autores Associados, 2008.

MUZZOPAPPA, María Eva; VILLALTA, Carla. (2011). Los documentos como campo: Reflexiones teórico-metodológicas sobre un enfoque etnográfico de archivos y documentos estatales. Revista Colombiana de Antropología, vol. 47 (I), jan-jun 2011, p.13-42.Disponível em: https://rid.unrn.edu.ar/bitstream/20.500.12049/5879/1/2011%20Muzzopappa-Villalta-Los%20documentos%20como%20campo%20RCA%2047%281%29%20.pdf. Acesso em abr. 2023.

PACO PATZI, Félix. Dos concepciones contrapuestas de la ley Avelino Siñani-Elizardo Pérez. Ciencia y Cultura, La Paz, 2013, p. 57-85. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=425839843004. Acesso em: 25 mar. 2023

ROQUE, Ricardo.O arquivo, a coleção e o caçador: autobiografia de uma etnografia histórica. Etnográfica [Online], vol. 26 (2) | 2022. Disponível em: http://journals.openedition.org/etnografica/11119. Acesso em: 13 mar. 2024.

SILVA, Ana Tereza Reis da; SOARES, Iassana Rodrigues.A diversidade cultural como potência pedagógica: do encontro à educação intercultural. Roteiro, Joaçaba, v. 46, jan./dez. 2021 | Disponível em: http://www.realp.unb.br/jspui/bitstream/10482/41134/1/ARTIGO_%20DiversidadeCulturalPotencia.pdf. Acesso em 04 mar.2024.

VALENTE, Wagner Rodrigues. A matemática do ensino e os documentos curriculares:

história da produção de novos saberes.Revista de Educação Matemática (REMat), São Paulo (SP), v.20, Edição Especial: VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática, 2023. p.1-23. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/372/538 . Acesso em: 15 mai. 2024.

VIANNA, Adriana. Etnografando documentos: uma antropóloga em meio a processos judiciais. IN: CASTILHO, Sérgio. Ricardo. Rodrigues.; SOUZA e LIMA, Antônio. Carlos. de; TEIXEIRA, Carla. Costa. (orgs). Antropologia das Práticas de Poder: reflexões etnográficas entre burocratas, elites e corporações. Rio de Janeiro: Contracapa- Faperj, 2014.

WALSH, Catherine. Introducion - (Re) pensamiento crítico y (de) colonialidad. In: WALSH, Catherine. Pensamiento crítico y matriz (de)colonial: reflexiones latinoamericanas. Quito: Ediciones Abya-yala, 2005. p. 13-35.

WALSH, Catherine. Interculturalidad y colonialidad del poder. Un pensamiento y posicionamiento ‘otro’ desde la diferencia colonial. In: WALSH, Catherine; LINERA, Álvaro Garcia.; MIGNOLO, Walter. Interculturalidad, descolonización del estado y del conocimiento. Buenos Aires: Del Signo, 2006. p. 21-70.

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y (de)colonialidad: ensayos desde Abya-Yala. Quito: Instituto Científico de Culturas Indígenas/Abya-Yala, 2012.

Downloads

Publicado

21-06-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 231     PDF downloads: 94

Como Citar

NOVAES, Joana Inês; GONÇALVES, Harryson Júnio Lessa. A Educação Matemática na infância boliviana: possibilidades interculturais . Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 21, 2024. DOI: 10.37001/remat25269062v21id522. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/522. Acesso em: 30 abr. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial - Investigações e Práticas Curriculares em Educação Matemática

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)