“Prática” e “Estágio Supervisionado” na formação de professores: o que revela um curso de Licenciatura em Matemática da UNEB?

Autores

DOI:

10.37001/remat25269062v17id390

Palavras-chave:

Prática, Estágio, Formação de professores de Matemática

Resumo

Este artigo objetiva identificar como a Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campusVII, em Senhor do Bonfim-BA, concebe e articula a discussão sobre “Prática como componente curricular” e sobre o “Estágio supervisionado” em seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), vigente quando da realização desta investigação. Para isso, propôs-se uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, cujos instrumentos de produção de dados foram o PPC do curso e algumas resoluções e pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para analisar os dados, fez-se uso da Análise de Conteúdo, seguindo o que propõe Bardin (2009). Após um olhar sistemático do currículo do curso, percebeu-se que a “Prática enquanto componente curricular”, embora presente no documento analisado, carece de melhor definição, e que a situação do “Estágio Curricular Supervisionado” é distinta, tendo sua definição mais consistente no PPC. Espera-se, com este trabalho, apontar a necessidade de que as licenciaturas reflitam sobre o lugar que a “Prática” e os “Estágios” ocupam em seus Projetos.

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Biografia do Autor

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), na condição de pesquisador e do Grupo Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (Uneb/PPGESA), na condição de vice-líder.

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Publicado

01-01-2020

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Como Citar

NUNES DA SILVA, Américo Junior. “Prática” e “Estágio Supervisionado” na formação de professores: o que revela um curso de Licenciatura em Matemática da UNEB?. Revista de Educação Matemática, [s. l.], v. 17, p. e20034, 2020. DOI: 10.37001/remat25269062v17id390. Disponível em: http://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/156. Acesso em: 28 abr. 2024.

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Artigos Cientí­ficos

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