Ir para o conteúdo principal Ir para o menu de navegação principal Ir para o rodapé
  • Início
  • Arquivos
  • Equipe Editorial
  • Anúncios
  • Políticas
    • Acesso aberto
    • Antiplágio
    • Direitos Autorais
    • Privacidade
    • Retratação
    • Taxas
  • Submissões
    • Normas para publicação
    • Orientações de Submissão
    • Template
    • Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Declaração de Privacidade
    • Contato
  • Buscar
  • Cadastro
  • Acesso
  1. Início /
  2. Buscar

Buscar

Filtros avançados
De
Até

Resultado da pesquisa

Found 113 items.
  • A formação do professor que ensina matemática na perspectiva de práticas interculturais: povos originários, quilombolas e do campo

    Wellington Pereira das Virgens Virgens   Maria do Carmo de Sousa   Júlio Cesar Augusto do Valle  
    e023093
    28-09-2023
    10.37001/remat25269062v20id370
    Visualizações do artigo: 575     pdf downloads: 352
  • Relações entre a Modelagem Matemática e a perspectiva do Diálogo em contextos educacionais

    Regina Helena de Oliveira Lino Franchi   Karen Ramos  
    01-08-2024
    10.37001/remat25269062v22id451
    Visualizações do artigo: 319     PDF downloads: 201
  • “A Matemática está em tudo”? Problematizando uma razão-mundo e uma razão do mundo

    Diego de Matos Gondim  
    e023076
    01-01-2023
    10.37001/remat25269062v20id791
    Visualizações do artigo: 679     PDF downloads: 353
  • Apontamentos para o ensino da matemática escolar sob inspiração wittgensteiniana

    Cristiane Maria Cornelia Gottschalk  
    e023071
    01-01-2023
    10.37001/remat25269062v20id786
    Visualizações do artigo: 221     PDF downloads: 91
  • Um estudo sobre intenções de intervenções feitas por uma professora em um Vaivém

    Gabriel dos Santos e Silva   Mariana Souza Innocenti   Jessica Aparecida Borssoi Zanquim  
    e022041
    10-06-2022
    10.37001/remat25269062v19id655
    Visualizações do artigo: 183     PDF downloads: 59
  • Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores

    Wagner Rodrigues Valente  
    e022011
    08-03-2022
    10.37001/remat25269062v19id721
    Visualizações do artigo: 521     PDF downloads: 197 HTML downloads: 0 VISOR downloads: 0 EPUB downloads: 30
  • Pressupostos Éticos de Pesquisas em Educação Matemática: um ensaio

    Thiago Pedro Pinto  
    e023069
    01-01-2023
    10.37001/remat25269062v20id789
    Visualizações do artigo: 302     PDF downloads: 183 PDF (English) downloads: 13
  • A Matemática Crítica e a Educação Financeira: compreender, analisar e tomar decisão

    Robson Luiz da Costa Rosa   Christine Sertã Costa  
    e023002
    23-01-2023
    10.37001/remat25269062v20id720
    Visualizações do artigo: 2131     PDF downloads: 1250
  • Modelagem Matemática na Educação Matemática: uma legitimação do discurso curricular

    Ademir Donizeti Caldeira   Maria Carolina Machado Magnus   Claudia Glavam Duarte  
    38 - 56
    01-01-2019
    Visualizações do artigo: 138     PDF downloads: 47
  • A medida, a busca incessante do regular sob o olhar da criança

    Leila Barbosa Oliveira   Anna Regina Lanner de Moura  
    71-74
    01-01-2005
    Visualizações do artigo: 63    
  • Atitudes, experiências e aprendizagens relacionadas à Matemática do adulto-futuro-professor na licenciatura em Pedagogia

    Cíntia Raquel Ferreira Mercado de Almeida   Klinger Teodoro Ciríaco  
    e022055
    12-08-2022
    10.37001/remat25269062v19id686
    Visualizações do artigo: 262     PDF downloads: 86
  • Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio: um olhar interseccional para as identidades representadas em matemática financeira

    Taune Pacheco   Marcio Antonio da Silva   Ana Carolina Rosa Rodrigues de Freitas  
    21-06-2024
    10.37001/remat25269062v21id517
    Visualizações do artigo: 337     PDF downloads: 149
  • Matemática, que tensão é essa? Representações sociais de estudantes de um Instituto Federal Mineiro

    Rossely Valoni de Jesus   Edmilson Minoru Torisu  
    e023004
    23-01-2023
    10.37001/remat25269062v20id737
    Visualizações do artigo: 403     PDF (English) downloads: 171
  • Análise da Produção Escrita em Matemática - um recurso à Avaliação como Prática de Investigação

    Pamela Emanueli Alves Ferreira   Regina Luzia Corio de Buriasco  
    e022033
    10-06-2022
    10.37001/remat25269062v19id659
    Visualizações do artigo: 414     PDF downloads: 128
  • Programa de Matemática dos cursos industriais básicos da Escola Técnica Nacional (1942-1965)

    Paulo Roberto Castor Maciel  
    e020033
    01-01-2020
    10.37001/remat25269062v17id362
    Visualizações do artigo: 109     PDF downloads: 46
  • A escrita no processo de aprender matemática

    Conceição Aparecida Parateli   Eliane Matesco Cristovão   Regina Célia Mussi Pontes   Maria das Graças dos Santos Abreu  
    23-30
    01-01-2005
    Visualizações do artigo: 125    
  • Resolução de Problemas e a Educação Matemática Realística: contribuições para a Educação Financeira Escolar com Professores em Formação Inicial

    Susana Machado Ferreira   Vanilde Bisognin  
    e020020
    01-01-2020
    10.37001/remat25269062v17id265
    Visualizações do artigo: 247     PDF downloads: 75
  • Mapeamento de produções acadêmicas que envolvem o conceito de Atividade Orientadora de Ensino no contexto inclusivo

    Tamillis Silva de Andrade Vigas   Jurema Lindote Botelho Peixoto  
    e021050
    01-01-2021
    10.37001/remat25269062v18id511
    Visualizações do artigo: 282     PDF downloads: 91 HTML downloads: 0 VISOR downloads: 0 EPUB downloads: 19
  • Resolução de Problemas e Geometria: um estudo de teses e dissertações

    Jacqueline Nascimento de Souza   Carlson Guerreiro de Almeida   Zulma Elizabete de Freitas Madruga  
    e022014
    01-01-2022
    10.37001/remat25269062v19id618
    Visualizações do artigo: 568     PDF downloads: 233
  • Educação Matemática Realística e Resolução de Problemas integrados à Educação Financeira Escolar no Ensino Médio

    Jonata Souza dos Santos   Claudia Lisete Oliveira Groenwald  
    21-06-2024
    10.37001/remat25269062v21id432
    Visualizações do artigo: 361     PDF downloads: 211
  • Processo de inclusão de estudantes com diferentes transtornos e a fronteira gerada pelos diagnósticos

    Joyce Evellyn da Silva Cruz   Elton de Andrade Viana   Ana Lucia Manrique   Fábio Alexandre Borges  
    e020036
    01-01-2020
    10.37001/remat25269062v17id374
    Visualizações do artigo: 497     PDF downloads: 202
  • Diálogo, Epistemologia Freiriana e Aulas de Matemática: algumas pesquisas e suas implicações

    Ana Carolina Faustino   Amanda Queiroz Moura   Raquel Milani  
    01-08-2024
    10.37001/remat25269062v22id449
    Visualizações do artigo: 272     PDF downloads: 178
  • Matemáticas, Multiculturalismo e EJA: considerações sobre a proposta curricular dos anos finais do ensino fundamental

    Douglas Silva Santos   Janaina Farias de Ornellas   Carla Cristina Pompeu  
    21-06-2024
    10.37001/remat25269062v21id410
    Visualizações do artigo: 311     PDF downloads: 175
  • “Venham conosco um sábado para ver...”: pensar com Paulo Freire a formação de professores e de professoras de Matemática em uma Licenciatura em Educação do Campo

    Filipe Santos Fernandes   Trinidad Vaccarezza   Meiriele Cruz  
    01-08-2024
    10.37001/remat25269062v22id447
    Visualizações do artigo: 268     PDF downloads: 123
  • Como ajudar Laura a comprar um carro: uma Sequência Didática para a Educação Financeira de alunos do Ensino Médio

    Aline Amanda Sodré   Marger da Conceição Ventura Viana   Edmilson Minoru Torisu  
    e020006
    01-01-2020
    10.37001/remat25269062v17id308
    Visualizações do artigo: 236     PDF downloads: 74
  • Os estudantes são incentivados a escreverem suas percepções sobre o e do processo vivenciado em aulas de matemática, o que emerge disso?

    Rita de Cássia Tenfen   Morgana Scheller   Cloves Kurek  
    e022042
    10-06-2022
    10.37001/remat25269062v19id642
    Visualizações do artigo: 103     PDF downloads: 51
  • O Teorema de Pitágoras em livros didáticos

    Maria Ângela Miorim  
    5 - 14
    01-01-1998
    Visualizações do artigo: 423     PDF downloads: 80
  • Diálogos filosóficos em Educação Matemática

    Fabio Lennon Marchon  
    e023084
    01-01-2023
    10.37001/remat25269062v20id745
    Visualizações do artigo: 303     PDF downloads: 210
  • Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática

    Paulo Henrique Rodrigues   Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino  
    67-78
    30-06-2017
    Visualizações do artigo: 70     PDF downloads: 37
  • Trabalho Colaborativo e Escola de Tempo Integral: para onde os estudos nos orientam? (2008-2018)

    Bruna Mendes Muniz   Klinger Teodoro Ciríaco   Harryson Júnio Lessa Gonçalves  
    e020003
    01-01-2020
    10.37001/remat25269062v17id309
    Visualizações do artigo: 251     PDF downloads: 73
  • Ser no e com o mundo: desvelando possibilidades para o ensino interdisciplinar da matemática

    Adriéli Aline Duarte   Fernanda Marchiori Grave   Rodolfo Eduardo Vertuan   Clodis Boscarioli  
    01-08-2024
    10.37001/remat25269062v22id439
    Visualizações do artigo: 346     PDF downloads: 249
  • Penso, logo existo! deixando a preguiça intelectual: um re-linking que exige pensamento

    Milagros Elena Rodriguez  
    e020044
    01-01-2020
    10.37001/remat25269062v17id398
    Visualizações do artigo: 381     PDF (Español (España)) downloads: 55
  • Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos

    Marcia Cristina Ribas   Marcio André Martins  
    432 - 444
    01-09-2018
    Visualizações do artigo: 236     PDF downloads: 116
  • O professor que desenvolve Modelagem Matemática: uma compreensão filosófica e epistemológica

    Elhane de Fatima Fritsch Cararo   Tiago Emanuel Klüber  
    e023081
    01-01-2023
    10.37001/remat25269062v20id756
    Visualizações do artigo: 290     PDF downloads: 216
  • Comunidade de Prática de formação de professores que ensinam matemática: constituição, energia e cultivo

    Loreni Aparecida Ferreira Baldini   Júlio Cézar Rodrigues de Oliveira   Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino  
    55-66
    30-06-2017
    Visualizações do artigo: 169     PDF downloads: 64
  • Perspectiva decolonial da etnomatemática como movimento de resistência

    Maria Cecilia Fantinato   Adriano Vargas Freitas  
    e021036
    03-09-2021
    10.37001/remat25269062v18id629
    Visualizações do artigo: 1350     PDF downloads: 500 PDF (English) downloads: 102 HTML downloads: 0 VISOR downloads: 0 EPUB downloads: 38
  • Práticas avaliativas em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral no contexto remoto: aspectos evidenciados

    Jader Otavio Dalto   Karina Alessandra Pessoa da Silva   Adriana Helena Borssoi  
    e022038
    10-06-2022
    10.37001/remat25269062v19id666
    Visualizações do artigo: 146     PDF downloads: 74
  • Matemática e Inclusão: para além dos resultados

    Cristina de Jesus Teixeira   Thiago Ferreira Paiva   Geraldo Eustáquio Moreira  
    389 - 408
    01-09-2018
    Visualizações do artigo: 498     PDF downloads: 183
  • Memes, Matemática e formação com professores/professoras : uma perspectiva sociopolítica

    Andréia Friske   Maurício Rosa  
    e021019
    01-01-2021
    10.37001/remat25269062v18id492
    Visualizações do artigo: 584     PDF downloads: 80 HTML downloads: 0 VISOR downloads: 0 EPUB downloads: 26
  • Contributos filosóficos de Nancy Fraser para estudos e pesquisas em Educação Matemática: feminismo, justiça e capitalismo

    Flavio Augusto Leite Taveira   Deise Aparecida Peralta  
    e023080
    01-01-2023
    10.37001/remat25269062v20id758
    Visualizações do artigo: 465     PDF downloads: 126
  • As pesquisas sobre resolução de problema no âmbito do EBRAPEM

    Reinaldo Feio Lima  
    e020009
    01-01-2020
    10.37001/remat25269062v17id242
    Visualizações do artigo: 325     PDF downloads: 65
  • As influências de Malba Tahan para a Educação Matemática: o legado de um educador à frente de seu tempo

    Aldiléia da Silva Souza   Geraldo Eustáquio Moreira  
    294 - 309
    01-05-2018
    Visualizações do artigo: 597     PDF downloads: 95
  • Pluralismo metodológico no ensino de trigonometria

    Josué Antunes de Macêdo   Ítalo Andrew Rodrigues Santos   Lailson dos Reis Pereira Lopes  
    e022052
    12-08-2022
    10.37001/remat25269062v19id678
    Visualizações do artigo: 280     PDF downloads: 157
  • Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária

    Fernando Luís Pereira Fernandes  
    113-122
    30-06-2017
    Visualizações do artigo: 150     PDF downloads: 47
  • O ensino-aprendizagem da matemática em tempos de COVID-19: experiência em turmas de ensino médio em escola privada na cidade de Natal/RN

    Heriberto Silva Nunes Bezerra   Tatiani Daiana de Novaes  
    e022028
    01-01-2022
    10.37001/remat25269062v19id589
    Visualizações do artigo: 246     PDF downloads: 91
  • Das Políticas Públicas educacionais globais às locais: um movimento cíclico presente na construção histórica dos Cursos Parcelados e PROHACAP em Rondônia (1990-2000)

    Cristiane Lopes de Carvalho Pinto   Marlos Gomes de Albuquerque   Lucinalva Aparecida Neves  
    102 - 116
    01-01-2018
    Visualizações do artigo: 108     PDF downloads: 39
  • Leitura e produção de inferências matemáticas no estudo de inequações

    Rosane Mendes Barbosa   Ronaldo Barros Ripardo  
    e020041
    01-01-2020
    10.37001/remat25269062v17id389
    Visualizações do artigo: 213     PDF downloads: 84
  • O portfólio como instrumento de avaliação do aprendizado em contextos de Educação Matemática Crítica: análise da percepção de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental

    Bruno Jürgensen  
    e022036
    10-06-2022
    10.37001/remat25269062v19id669
    Visualizações do artigo: 261     PDF downloads: 123
  • Potencialidades da Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática na Educação do Campo

    Ravelle Souza de Jesus   Ivanil Miranda dos Santos   Jaqueline de Souza Pereira Grilo  
    173 - 189
    01-01-2019
    Visualizações do artigo: 422     PDF downloads: 105
  • saber necessário à prática docente na humanidade digital

    Carlos Mometti  
    e021010
    01-01-2021
    10.37001/remat25269062v17id482
    Visualizações do artigo: 280     PDF downloads: 129 HTML downloads: 0 VISOR downloads: 0 EPUB downloads: 25
1 a 50 de 113 itens 1 2 3 > >> 

Idioma

  • Português (Brasil)
  • Español (España)
  • English
Artigos mais lidos
  • Matemática para os anos iniciais na BNCC e reflexões sobre a prática docente
    1906
  • O Uso de Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: o que dizem as pesquisas brasileiras
    962
  • Resolução de Problemas: explorando suas potencialidades a partir de um projeto de intervenção envolvendo a matemática financeira
    633
  • Resolução de Problemas: uma proposta de organização do ensino para a aprendizagem de conceitos matemáticos
    630
  • A Matemática Crítica e a Educação Financeira: compreender, analisar e tomar decisão
    612
  • A noção de quantidade apresentada por crianças da pré-escola a partir de atividades baseadas na abordagem de Reggio Emilia
    589
  • A Boniteza de Paulo Freire na Educação Matemática
    535
  • Reconceitualizando as quatro operações fundamentais
    505
  • Por outra Educação Financeira: uma discussão sobre Raça, Educação Matemática e Currículo
    501
  • Tabuada nas Práticas Pedagógicas de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
    482
  • A matemática do ensino e os documentos curriculares: história da produção de novos saberes
    473
  • Perspectiva decolonial da etnomatemática como movimento de resistência
    454
  • Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática
    453
  • Desenho Universal para Aprendizagem em matemática: uma proposta para o ensino dos números decimais
    446
  • Uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) como metodologia de ensino em aulas de Cálculo Numérico
    434
  • Estratégias de avaliação: conexões entre Mentalidades Matemáticas e Avaliação Formativa Alternativa
    420
  • Aplicação de sistemas de equações lineares na análise de malhas viárias com ruas de sentido único
    416
  • Ubiratan D`Ambrosio e a Decolonialidade na Etnomatemática
    400
  • Tarefas para o ensino e aprendizagem de equação polinomial de primeiro grau no 7º ano do Ensino Fundamental
    399
  • Educação Matemática Crítica e Educação Ambiental: uma forma matemática de adiar o fim do mundo
    385
Indexadores, Base de Dados e Repositórios
A Revista é uma publicação da SBEM-SP
Contato / Endereço
Revista de Educação Matemática (REMat), ISSN: 1676-8868, e-ISSN: 2526-9062, Prefixo DOI: 10.37001
Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)
Departamento de Educação e Desenvolvimento Humano (DEPEDH)
Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Mirante CEP: 17525-9000 - Marília, SP - Brasil.
E-mail: sbem.sp.revista@gmail.com
A Revista de Educação Matemática (REMat) está licenciada com Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Licença Creative Commons

Upgrade e customizado do OJS por: Luis Andrés Castillo B. E-mail: luiscastleb@gmail.com
Mais informações sobre o sistema de publicação, a plataforma e o fluxo de publicação do OJS/PKP.