A Educação Matemática na infância boliviana: possibilidades interculturais
DOI:
10.37001/remat25269062v21id522Palavras-chave:
Educação InfantilResumo
Esse artigo objetiva apresentar a compreensão construída, a respeito da estrutura e da organização da educação infantil proposta pelos documentos curriculares bolivianos, levantando quais aspectos foram delineados em suas orientações para o campo da educação matemática, analisando as possibilidades interculturais apresentadas tanto pelo Currículo Base e quanto pelo Currículo Regionalizado da Nação Aymara, por meio da etnografia de documentos. Os documentos orientam que a educação matemática deve ser desenvolvida a partir de diferentes experiências cotidianas da família e da comunidade, para favorecer o desenvolvimento de sua identidade cultural e linguística no contexto em que vivem. As noções matemáticas destacadas nos documentos devem ser articuladas em conjunto com o idioma materno, contribuindo para o desenvolvimento da língua e do pensamento dentro da cosmovisão originária, de sua história de vida e de seu contexto. Ao olhar para os textos curriculares notei que eles abrem a possibilidade para o desenvolvimento de um pensamento decolonial, criando um espaço epistêmico a partir dos conhecimentos e saberes elaborados pelas nações e povos do sul global.
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