Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
Palavras-chave:
Formação de professores, anos finais do Ensino FundamentalResumo
Este artigo objetiva descrever e identificar os perfis dos professores que ensinam Matemática em um município baiano. A rede municipal de ensino, quando da realização da pesquisa em 2015, tinha um quadro de 54 professores lecionando às disciplinas de Matemática. Desse total, 33 aceitaram participar da investigação e responder ao questionário proposto. As respostas foram categorizadas e analisadas pelo método de Análise de Conteúdo, respaldando-se, sobretudo, em Bardin (2007). Ao final da pesquisa, tendo em vista os conteúdos produzidos pelas falas dos sujeitos, foi identificado que existem três perfis de professores no município, são eles: Prático-artesanal, reflexivos e investidos. Reconhecemos a necessidade, para pesquisas futuras, que a prática desses profissionais seja investigada.
Downloads
Métricas
Referências
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativo e misto. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 2007, ed. 70.
BRASIL. Decreto Nº 6.755, de 29 de Janeiro de 2009.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, 1996.
BRASIL. Plano de curso da Universidade do Estado da Bahia, 2011.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de Fevereiro de 2002.
FIORENTINI, Dario. COSTA, Gilvan Luiz Machado. Enfoques da formação docente e imagens associadas de professor de Matemática. Itajaí, 2002.
GATTI, B. A. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo dos currículos das licenciaturas em pedagogia, língua portuguesa, matemática e ciências biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
MUNIZ, C. A. Pedagogia Educação e Linguagem matemática. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. Estágio e docência. 6º ed. – São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 2011.
PONTE, J. P. Perspectivas de desenvolvimento profissional de professores de Matemática, 2007. Disponível em: http://www.apm.pt/files/177852_C50_4dd7a32ef0676.pdf. Acesso dia 11/05/2017.
SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009.
UNESCO. O perfil dos professores brasileiros: o que pensam o que almejam. São Paulo: Moderna, 2004.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 69 PDF downloads: 23
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.