-
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Tarefas para o ensino e aprendizagem de equação polinomial de primeiro grau no 7º ano do Ensino Fundamental
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
A Matemática Crítica e a Educação Financeira: compreender, analisar e tomar decisão
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
A formação docente na pesquisa (auto)biográfica: estado do conhecimento no CIPA 2018
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Matemática, que tensão é essa? Representações sociais de estudantes de um Instituto Federal Mineiro
Resumo PDF (English) -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Ensino-aprendizagem de Sistemas Lineares na licenciatura através da Exploração-Proposição-Resolução de Problemas
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Projeto e implementação de uma situação-problema para o ensino e aprendizagem de sistemas de equações diferenciais lineares com estudantes de engenharia
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Práticas didáticas e conhecimentos estatísticos de professoras da Educação de Jovens e Adultos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
As contribuições do ensino através da Resolução de Problemas para a aprendizagem dos conceitos da disciplina de Geometria Descritiva na perspectiva do licenciando em Matemática do campus VII da UEPB
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Matemática que se sente na pele: o Pensamento Matemático de alunos surdocegos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Análise de indícios de aspectos característicos e constitutivos do trabalho colaborativo de um grupo de professores que ensinam matemática
Resumo PDF PDF (English) -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Editorial
Filosofias e Educações Matemáticas
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
Pressupostos Éticos de Pesquisas em Educação Matemática: um ensaio
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
Uma possibilidade de uma educação (meta)matemática trabalhando com o teorema da incompletude de Gödel
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
Apontamentos para o ensino da matemática escolar sob inspiração wittgensteiniana
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
Neoliberal Mathematics Education Research in the Service of Big Capital
Resumo PDF (English) -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
As emergências das matemáticas e a decolonização do pensamento científico do lado de cá
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
“A vida é tênue, tênue”: éticas, filosofias e educações matemáticas embaralhadas pela literatura
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
Justiça por vir: por uma Educação Matemática para adiar o Fim do Mundo
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
“A Matemática está em tudo”? Problematizando uma razão-mundo e uma razão do mundo
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
Gramática e tradução de textos matemáticos: reflexões para a Educação Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
A face extralógica do Último Teorema de Fermat: um ensaio sobre a filosofia da prática matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
“Sou uma onça, devoro humanidades”: ritualizações antropofágicas em educações matemáticas
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
Contributos filosóficos de Nancy Fraser para estudos e pesquisas em Educação Matemática: feminismo, justiça e capitalismo
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
O professor que desenvolve Modelagem Matemática: uma compreensão filosófica e epistemológica
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
A importância das concepções acerca da formação e prática docente por professores que ensinam matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
Aspectos da Filosofia de Lakatos para a Matemática: reconstrução racional da história da curva normal
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
Diálogos filosóficos em Educação Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
Mathematics education as a systems of society
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 (2023): Edição Especial: Filosofias e Educações Matemáticas - Artigos Científicos
Ensaio filosófico com um Modelo dos Campos Semânticos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Editorial
Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
Cognição Numérica: a compreensão dos professores que atuam na Educação Básica
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
intuição no campo da matemática a partir das obras de Efraim Fischbein (1920-1998)
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
Pensamento Algébrico: possiblidades de manifestação a partir de resolução de problemas
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
Importância da consideração dos processos cognitivos na didática da matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
Uma noite de núpcias entre a prática do exercício e a prática da atenção: exercit(ação)
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
A leitura e a escrita como prática pedagógica em aulas de matemática: uma experiência de produção de textos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
Linguagem e conexões no ensino e aprendizagem de Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
Cognição Matemática no Ensino Superior: análise de uma atividade investigativa
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
Abstração e formação de imagens na visualização espacial: o espaço 3D e a realidade aumentada
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
Pluralismo metodológico no ensino de trigonometria
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
A tarefa na Teoria da Objetivação: um olhar a partir de pesquisas brasileiras
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
Problematização, Signos e Matemática: afetos que movimentam acontecimentos e aprendizagens em aulas de Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
Atitudes, experiências e aprendizagens relacionadas à Matemática do adulto-futuro-professor na licenciatura em Pedagogia
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
Desenho Universal para Aprendizagem em matemática: uma proposta para o ensino dos números decimais
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
Resolução de problemas como metodologia de ensino: ações e opiniões de professores diante das propostas de um minicurso
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
Proficiência em leitura de gêneros textuais do discurso matemático escolar
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
A noção de quantidade apresentada por crianças da pré-escola a partir de atividades baseadas na abordagem de Reggio Emilia
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Artigos Científicos
"Uma" Metacompreensão do Ensino e Aprendizagem de Matemática através de Videoaulas
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Cognição, Linguagem e Aprendizagem em Matemática - Resenhas
Usando a Matemática para Entender o Mundo: como a cultura promove a Matemática Infantil
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Práticas Avaliativas e a Sala de Aula de Matemática - Apresentação
Práticas avaliativas e a sala de aula de matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Práticas Avaliativas e a Sala de Aula de Matemática - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Pose para foto - click! (ou: possibilidades de instrumentos avaliativos para a sala de aula de matemática)
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Práticas Avaliativas e a Sala de Aula de Matemática - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Análise da Produção Escrita em Matemática - um recurso à Avaliação como Prática de Investigação
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Práticas Avaliativas e a Sala de Aula de Matemática - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Estratégias de avaliação: conexões entre Mentalidades Matemáticas e Avaliação Formativa Alternativa
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Práticas Avaliativas e a Sala de Aula de Matemática - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Pisa 2012 e Avaliação em Educação Matemática: análise dos itens públicos da subárea Mudanças e relações
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Práticas Avaliativas e a Sala de Aula de Matemática - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
O portfólio como instrumento de avaliação do aprendizado em contextos de Educação Matemática Crítica: análise da percepção de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Práticas Avaliativas e a Sala de Aula de Matemática - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Avaliação das aprendizagens e Feedback: uma experiência investigativa em sala de aula remota
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Práticas Avaliativas e a Sala de Aula de Matemática - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Práticas avaliativas em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral no contexto remoto: aspectos evidenciados
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Práticas Avaliativas e a Sala de Aula de Matemática - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Prova em dupla e com consulta em aulas de Cálculo? Agora ficou fácil tirar 10!
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Práticas Avaliativas e a Sala de Aula de Matemática - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Uma investigação sobre percepções de professores que ensinam Matemática em relação às práticas avaliativas durante o ensino remoto emergencial
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Práticas Avaliativas e a Sala de Aula de Matemática - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Um estudo sobre intenções de intervenções feitas por uma professora em um Vaivém
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): Práticas Avaliativas e a Sala de Aula de Matemática - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Os estudantes são incentivados a escreverem suas percepções sobre o e do processo vivenciado em aulas de matemática, o que emerge disso?
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e cenários de possibilidades para (re)existir - Editorial
(Des)construções curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e cenários de possibilidades para (re)existir
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e cenários de possibilidades para (re)existir - Artigos Científicos
(Des)construção curricular necessária: resistir, (re)existir, possibilidades insubordinadas criativamente
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e cenários de possibilidades para (re)existir - Artigos Científicos
Uma virada vital-praxiológica na formação indisciplinar de educadores
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e cenários de possibilidades para (re)existir - Artigos Científicos
A formação compartilhada do futuro professor que ensinará matemática: contrapontos à BNC-formação
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e cenários de possibilidades para (re)existir - Artigos Científicos
Contribuições à compreensão dos saberes dos estudantes para a formação de professores da EJA
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e cenários de possibilidades para (re)existir - Artigos Científicos
Relações teórico-práticas na formação matemática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: velhos e novos desafios
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e cenários de possibilidades para (re)existir - Artigos Científicos
Potencialidades da Resolução CNE/CP Nº 02/2015 diante das (des)construções curriculares para a formação de professores(as) de matemática:
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e cenários de possibilidades para (re)existir - Artigos Científicos
Um currículo para uma formação, a que será que se destina?
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e cenários de possibilidades para (re)existir - Artigos Científicos
A formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e possibilidades pelo caminho da extensão universitária
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. Edição Especial (2022): (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores que ensinam matemática: desafios e cenários de possibilidades para (re)existir - Artigos Científicos
Ensino de matemática ou matemática do ensino? (Des)construções curriculares para a formação inicial de professores
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Editorial
Importância da divulgação científica em tempos de desinformação
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Matemática para os anos iniciais na BNCC e reflexões sobre a prática docente
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Estudo do cálculo de área de figuras planas baseado em estratégia de resolução de problemas matemáticos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Os paradoxos no ensino de Matemática: uma perspectiva histórica
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Resolução de Problemas e Geometria: um estudo de teses e dissertações
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
A educação estatística na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental: identificações em revistas brasileiras
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Matemática e o uso das tecnologias digitais em tempos de pandemia: implicações nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação na educação superior
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Ensino da Estatística nos Livros Didáticos Ápis e Coopera do Quarto Ano do Ensino Fundamental
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Educação de Jovens, Adultos e Idosos: um projeto com produção de vídeos para o ensino de noções de Estatística para alunos idosos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Proposição de Problemas de Análise Combinatória como ponto de partida: episódios de sala de aula
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Material Didático Manipulável em aulas de matemática na percepção de professores de Limoeiro do Ajuru/PA
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Os aspectos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de números fracionários na educação básica: uma ressignificação na estratégia metodológica nos problemas com frações
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
A influência do uso do Origami no desenvolvimento do Pensamento Geométrico: um olhar a partir do Programa Origametria de Israel
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Teoria do Ensino Desenvolvimental e Atividade Orientadora de Ensino na sistematização do sistema de numeração no contexto da formação inicial de professores
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Aprendizagem Matemática Colaborativa através da Resolução de Problemas e Tecnologias Digitais
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
A discalculia e o processo de ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental: mapeamento de produções científicas
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
O que é isto que se vê na concepção de professoras que ensinam Matemática sobre a pesquisa colaborativa?
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Modelo PLOT: por uma aproximação das pesquisas histórica e não histórica sobre saberes profissionais na formação professores que ensinam matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Tendências Pedagógicas no ensino de estatística: perspectiva de professores
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Vamos ouvir uma história? Possibilidades metodológicas para o desenvolvimento do pensamento matemático na educação infantil
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
O ensino-aprendizagem da matemática em tempos de COVID-19: experiência em turmas de ensino médio em escola privada na cidade de Natal/RN
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Ensino e aprendizagem de conjuntos numéricos a partir de práticas pedagógicas
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 19 n. 01 (2022): Publicação Contínua - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Articulando alguns conhecimentos geométricos com os condicionantes manipulativos do báculo de Petrus Ramus em uma vivência universitária
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 18 n. Edição Especial (2021): Etnomatemática: perspectiva decolonial e movimentos de resistência - Editorial
Perspectiva decolonial da etnomatemática como movimento de resistência
Resumo PDF PDF (English) HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 n. Edição Especial (2021): Etnomatemática: perspectiva decolonial e movimentos de resistência - Entrevista
Ubiratan D`Ambrosio e a Decolonialidade na Etnomatemática
Resumo PDF PDF (Español (España)) HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 n. Edição Especial (2021): Etnomatemática: perspectiva decolonial e movimentos de resistência - Artigos Científicos
Opção decolonial e modos outros de conhecer na Educação (Matemática)
Resumo PDF PDF (Español (España)) HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 n. Edição Especial (2021): Etnomatemática: perspectiva decolonial e movimentos de resistência - Artigos Científicos
Saberes acadêmicos nas etnografias de saberes locais indisciplináveis: etno-matemática e outras etno-x
Resumo PDF PDF (English) HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 n. Edição Especial (2021): Etnomatemática: perspectiva decolonial e movimentos de resistência - Artigos Científicos
La formación de profesores de matemáticas desde la etnomatemática: una mirada decolonial
Resumo PDF PDF (Español (España)) HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 n. Edição Especial (2021): Etnomatemática: perspectiva decolonial e movimentos de resistência - Artigos Científicos
Etnomatemática no Brasil e na Europa: um diálogo
Resumo PDF PDF (Français (France)) HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 n. Edição Especial (2021): Etnomatemática: perspectiva decolonial e movimentos de resistência - Artigos Científicos
Impossibilidade de mapeamentos bijetivos entre saberes matemáticos indígenas e eurocêntricos
Resumo PDF PDF (English) HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 n. Edição Especial (2021): Etnomatemática: perspectiva decolonial e movimentos de resistência - Artigos Científicos
Lugar da ficção na produção textual da Etnomatemática
Resumo PDF PDF (English) HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 n. Edição Especial (2021): Etnomatemática: perspectiva decolonial e movimentos de resistência - Artigos Científicos
Em fronteiras: a proposta do curriculum trivium no contexto de aulas de Português para haitianos
Resumo PDF PDF (English) HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 n. Edição Especial (2021): Etnomatemática: perspectiva decolonial e movimentos de resistência - Artigos Científicos
Decolonialidade, Educação do Campo e Formação de Professores de Matemática: por uma reforma agrária do saber
Resumo PDF PDF (Español (España)) HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 n. Edição Especial (2021): Etnomatemática: perspectiva decolonial e movimentos de resistência - Artigos Científicos
Estudo de propriedades topológicas desenvolvidas na elaboração de incisos em superfícies curvas: uma leitura decolonial
Resumo PDF PDF (English) HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 n. Edição Especial (2021): Etnomatemática: perspectiva decolonial e movimentos de resistência - Artigos Científicos
Os distanciamentos entre a Base Nacional Comum Curricular e a etnomatemática
Resumo PDF PDF (English) HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 n. Edição Especial (2021): Etnomatemática: perspectiva decolonial e movimentos de resistência - Resenhas
fim do império cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul
Resumo PDF PDF (English) HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 n. Edição Especial (2021): Etnomatemática: perspectiva decolonial e movimentos de resistência - Resenhas
Etnomatemática: concepções, dinâmicas e desafios
Resumo PDF PDF (English) HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Editorial
Reflexões sobre a Educação Matemática em um ano de Pandemia
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
Aulas de Matemática nos anos iniciais: números e operações em um início de integração de tecnologias digitais...
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
Elementos Históricos do Saber Profissional do Professor de Matemática: um estudo do ‘Caderno VII’ da professora Anna Franchi (São Paulo, 1971)
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
Uso de Simulação para o Ensino de Estatística Inferencial: o caso do Teorema Central do Limite
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
Labor Comum em uma situação proposta pela Early Álgebra: mobilização de meios semióticos e colaboração humana
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
saber necessário à prática docente na humanidade digital
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
O Desenvolvimento Profissional do Professor de Matemática para Promover o Raciocínio Matemático
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
Uma análise da produção acadêmica brasileira sobre o Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura em Matemática
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
O Jogo Digital Quiz PG nas Aulas de Matemática: possibilidades para o Ensino e Aprendizagem de Progressão Geométrica
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
Disciplina Didática da Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática a Distância: o que apresentam os documentos destes cursos
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
Memes, Matemática e formação com professores/professoras : uma perspectiva sociopolítica
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
Fenômeno de congruência e não congruência sobre a Função Exponencial no Caderno do Professor do estado de São Paulo
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
Modelagem (matemática) implícita nos processos criativos de uma arquiteta
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
Número Racional com o Significado de Fração: aspecto relacional, ordenação, equivalência e representações
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
Estudo sobre o uso da estimativa na resolução de tarefas matemáticas por alunos do quinto ano do Ensino Fundamental
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
Narrativas de professoras dos anos iniciais sobre a matemática na sua trajetória formativa e profissional
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
Sobre a noção de Situação Didática Olímpica aplicada ao contexto das Olimpíadas Internacionais de Matemática
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
Mapeamento de produções acadêmicas que envolvem o conceito de Atividade Orientadora de Ensino no contexto inclusivo
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
Investigações Matemáticas sob a ótica da epistemologia de Lakatos: percepções a partir de uma meta-análise
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
Etnomatemática e formação de professores de matemática: uma reflexão sobre currículos de universidades públicas brasileiras
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Artigos Científicos
Conhecimento financeiro em estudantes universitários: análise pela Teoria de Resposta ao Item.
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Uma atividade investigativa sobre polígonos: reflexões sobre imprevisibilidades que promoveram aprendizagens
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Ensino da função quadrática por meio do PheT Colorado e da Engenharia Didática
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Formulação de Problemas de Função Afim: preferências, saberes e vivências dos estudantes
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Ensino de Matemática, diversas possibilidades
Apresentação da Seção Temática: Ensino de Matemática, diversas possibilidades
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Ensino de Matemática, diversas possibilidades
Violência em Números
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Ensino de Matemática, diversas possibilidades
Kit de frações no quadriculado como recurso didático para o ensino de frações
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Ensino de Matemática, diversas possibilidades
Tendências em Educação Matemática na percepção de professores de matemática
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Ensino de Matemática, diversas possibilidades
Resolução de Problemas: uma proposta de organização do ensino para a aprendizagem de conceitos matemáticos
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Ensino de Matemática, diversas possibilidades
O AprenderEnsinar Geometria nos anos iniciais e o trabalho colaborativo no início da docência à luz da base de conhecimento para o ensino de Lee Shulman
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Ensino de Matemática, diversas possibilidades
Resolução de Problemas: explorando suas potencialidades a partir de um projeto de intervenção envolvendo a matemática financeira
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Ensino de Matemática, diversas possibilidades
Modelagem Matemática e Algoritmo de Programação Associados à Simulação Matemática do Volume de um Tanque
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Ensino de Matemática, diversas possibilidades
Educação Financeira: um estudo multicasos sobre a adequação de algumas escolas e a percepção de seus coordenadores pedagógicos
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Ensino de Matemática, diversas possibilidades
Formação inicial de professores de Matemática: um estudo de conceito sobre o Teorema Fundamental da Aritmética
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Ensino de Matemática, diversas possibilidades
A aliança entre Tecnologias do passado e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação via Investigação Científica
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 18 (2021): Publicação contínua - Ensino de Matemática, diversas possibilidades
Gestão da Matéria e a Gestão de Classe no ensino de Matemática: uma perspectiva sobre a metodologia “Lógica do Cálculo”
Resumo PDF HTML VISOR EPUB -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Princípios da Educação Culturalmente Relevante em uma Perspectiva Etnomatemática
Resumo PDF (English) -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Entre o Anunciado e o Realizado: as “Confusões” Presentes nas Produções do XI e XII Encontro Nacional de Educação Matemática no Tocante às Tarefas de Investigação Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Trabalho Colaborativo e Escola de Tempo Integral: para onde os estudos nos orientam? (2008-2018)
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Implicações da Didática Profissional para a Formação do Professor de Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Como ajudar Laura a comprar um carro: uma Sequência Didática para a Educação Financeira de alunos do Ensino Médio
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Conversões entre representações dos números racionais: análise de aspectos matemáticos e cognitivos com uso de material manipulável
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Programa de Matemática dos cursos industriais básicos da Escola Técnica Nacional (1942-1965)
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
“Prática” e “Estágio Supervisionado” na formação de professores: o que revela um curso de Licenciatura em Matemática da UNEB?
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) como metodologia de ensino em aulas de Cálculo Numérico
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Processo de inclusão de estudantes com diferentes transtornos e a fronteira gerada pelos diagnósticos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Perezhivanie nas aulas de matemática: gênero, raça e ciência
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Problematizações em práticas escolares envolvendo o pensamento probabilístico: fazendo matemática com sentido
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Ensino de função polinomial do primeiro grau: um estudo sob a ótica da Teoria das Situações Didáticas numa turma do Ensino Médio
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Leitura e produção de inferências matemáticas no estudo de inequações
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Báculo de Petrus Ramus e seu uso para medição de profundidade
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Intervenção pedagógica sob a ótica do letramento estatístico: uma proposta por intermédio de pesquisas
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Penso, logo existo! deixando a preguiça intelectual: um re-linking que exige pensamento
Resumo PDF (Español (España)) -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Repercussões das Feiras Nacionais de Matemática na Integração Curricular: olhares de docentes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Percepções e crenças de autoeficácia no trabalho com matemática e Resolução de Problemas na Educação Infantil
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Engenharia Didática (ED) aplicada a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e privadas (OBMEP): Situações Didáticas Olímpicas (SDO) para o ensino de geometria Euclidiana plana
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Aprendizagem discente através da Resolução de Problemas em uma Escola Comunitária Rural
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Considerações acerca do uso da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) em um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Avaliação de uma experiência de ensino sobre desvio padrão por meio da idoneidade didática
Resumo PDF (Español (España)) -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Resolução de Problemas do Campo Multiplicativo com Crianças de 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Formação inicial de professores: propiciando conexões significativas por meio de projetos de estágio
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Indeterminação Zero Elevado a Zero: Saberes Disciplinares e Pedagógicos na Formação Inicial de Professores de Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Problematizando a Agenda da Educação 2030: Relatório da UNESCO, Relações de Gênero, Educação STEM e Direitos Humanos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Materiais manipuláveis e conceitos geométricos: uma sequência de ensino desenvolvida na Educação de Jovens e Adultos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Uso do Sistema Gapminder como suporte ao ensino da Análise de Correlação Linear para o Ensino Superior
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Estratégias e desafios da atuação docente no contexto da pandemia da Covid-19 por meio da vivência de uma professora de matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Estratégias resolutivas de operações do campo aditivo: uma experiência com estudantes do 6º ano
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Ensino de Matemática e literatura infantil: uma proposta para aprendizagem de alunos do 4º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Apresentação da Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Análise do conhecimento de professores recém-formados sobre o ensino de matemática via resolução de problemas
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
As pesquisas sobre resolução de problema no âmbito do EBRAPEM
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Resolução de Problemas envolvendo soma e intersecção de subespaços vetoriais
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
“O Coração da Matemática” na formação dos futuros professores de matemática
Resumo PDF (Español (España)) -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Adaptação no roteiro da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática do GTERP para ensinar Cálculo Diferencial e Integral através da Resolução de Problemas
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
(Re)formulação e resolução de problemas abertos e que abordam temas de relevância social com o uso de planilhas eletrônicas
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
O Ensino de Matemática via Resolução de Problemas na Formação Inicial de Professores
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Uma aproximação à forma como os alunos do ensino primário formulam problemas
Resumo PDF (Español (España)) -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Materiais lúdicos como instrumentos de ensino-aprendizagem-avaliação de análise combinatória no Ciclo de Alfabetização
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Ensino-Aprendizagem de Análise Combinatória via Exploração, Resolução e Proposição de Problemas no Ensino Médio
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Gallery Walk: uma estratégia ativa para resolver problemas com múltiplas soluções
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Investigação Estatística nas Aulas de Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Resolução de Problemas e a Educação Matemática Realística: contribuições para a Educação Financeira Escolar com Professores em Formação Inicial
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
A Resolução de Problemas para Licenciandos em Matemática: do Ensino Superior às Turmas de Educação Básica
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Resolução de Problemas e Representações Semióticas na Formação Inicial de Professores de Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Resolução de problemas contextualizados: análise de uma ação didática para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Progressão aritmética: uma proposta de ensino e aprendizagem através da Resolução de Problemas
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
A produção de significados para um texto de problema por alunos de um primeiro ano do Ensino Fundamental
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Comunicação Matemática na Resolução de Problemas
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Registro das etapas da Resolução de Problemas como recurso para um melhor desempenho de estudantes em vários níveis de escolaridade
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Formulação de Problemas no desenvolvimento de um Jogo Educacional Digital de Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
O Ensino-Aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral através da Resolução de Problemas no Curso de Engenharia Civil
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Resolução, Exploração e Proposição de Problemas nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para o ensino e aprendizagem da combinatória
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 17 (2020): Publicação Contínua - Seção Temática: Resolução de Problemas na Educação Matemática
Problemas com mais do que uma solução – seu contributo para o desenvolvimento metacognitivo dos estudantes e da sua capacidade de comunicar matematicamente
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 23 (2019): set./dez. 2019 - Editorial
Desafios e perspectivas editoriais da Revista de Educação Matemática (SBEM-SP)
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 23 (2019): set./dez. 2019 - Artigos Científicos
Linguagem Matemática no processo de aprendizagem de um grupo de estudantes surdos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 23 (2019): set./dez. 2019 - Artigos Científicos
Elementos articuladores da Prática Profissional na Formação Inicial de professores que ensinam matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 23 (2019): set./dez. 2019 - Artigos Científicos
Ofício de professor de matemática: vocação ou construção? Percepções de futuros professores
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 23 (2019): set./dez. 2019 - Artigos Científicos
Conhecimentos algébricos na prova de matemática do novo ENEM: uma análise de conteudo no período de 2009 a 2018
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 23 (2019): set./dez. 2019 - Artigos Científicos
Uma análise sobre as estratégias utilizadas por alunos do Nível Superior perante questões envolvendo o Teorema de Pitágoras
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 23 (2019): set./dez. 2019 - Artigos Científicos
Contributos da Didática Profissional na formação de professores: um estudo sobre conjuntos numéricos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 23 (2019): set./dez. 2019 - Artigos Científicos
Vamos viajar? – uma abordagem da Aprendizagem baseada em Problemas no Cálculo Diferencial e Integral com alunos de Engenharia
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 22 (2019): maio/ago. 2019 - Editorial
Contextos de investigação, formação e inserção o do Educador Matemático
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 22 (2019): maio/ago. 2019 - Artigos Científicos
Formação de Professores a Distância: uma análise dos processos de ensino e de aprendizagem da matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 22 (2019): maio/ago. 2019 - Artigos Científicos
O ensino de Transformações Geométricas: uma análise dos cadernos do aluno e do professor do Estado de São Paulo
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 22 (2019): maio/ago. 2019 - Artigos Científicos
Resolução de Problemas nas aulas de matemática dos anos iniciais: um estudo junto aos professores polivalentes
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 22 (2019): maio/ago. 2019 - Artigos Científicos
Geometria Euclidiana e do Taxi: um problema concreto e os Registros de Representações Semióticas
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 22 (2019): maio/ago. 2019 - Artigos Científicos
O uso de problemas matemáticos no Ensino Superior sob o viés da Aprendizagem Baseada em Problemas
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 22 (2019): maio/ago. 2019 - Artigos Científicos
Construções geométricas utilizando a régua e o compasso no ambiente papel e lápis: um estudo à luz da teoria de Van Hiele
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 22 (2019): maio/ago. 2019 - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
YU-GI-OH: jogando com a Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 22 (2019): maio/ago. 2019 - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
As representações das figuras geométricas presentes no nosso cotidiano: uma excursão para percepção de conhecimentos geométricos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019 - Editorial
Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019 - Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática
Mathematical Modeling and teachers’ formation: a discussion on mathematical knowledge for teaching
Resumo PDF (English) -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019 - Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática
Um panorama de investigações sobre Modelagem Matemática: Colômbia e Brasil
Resumo PDF (Español (España)) -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019 - Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática
Modelagem Matemática na Educação Matemática: uma legitimação do discurso curricular
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019 - Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática
Modelagem e o legado de Paulo Freire: sinergias e possibilidades para a Educação Básica
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019 - Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática
Modelagem Matemática na Educação Infantil: considerações a partir de uma prática educativa com crianças de 3 e 4 anos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019 - Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática
O Ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: sobre o uso da Modelagem Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019 - Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática
Modelagem Matemática como apoio ao ensino e aprendizagem de função quadrática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019 - Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática
A transição da Modelagem para Modelação no contexto de Ensino Médio
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019 - Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática
A Sala de Apoio à Aprendizagem como espaço para a Modelagem Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019 - Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática
A Modelagem (Matemática) implícita nos fazeres de uma designer de unhas artísticas e suas possíveis implicações para a Educação
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 16 n. 21 (2019): jan./abr. 2019 - Modelagem Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática
Potencialidades da Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática na Educação do Campo
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018 - Editorial
Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018 - Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos
Matemática e Inclusão: para além dos resultados
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018 - Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos
O ensino de Polinômios usando material acessível para alunos cegos: potencialidades e limitações
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018 - Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos
Contribuições da Modelagem Matemática como método de ensino para alunos surdos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018 - Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos
O uso da Língua Gestual Portuguesa na aprendizagem matemática em alunos com deficiência auditiva: resultados preliminares
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018 - Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos
Processos de interações e significações no desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018 - Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos
Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018 - Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos
Um estudo sobre a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista na aula de matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018 - Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos
Tecnologia Assistiva e Educação Matemática: experiências de inclusão no ensino e aprendizagem da Matemática nas deficiências visual, intelectual e auditiva
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018 - Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos
Direitos Humanos e Educação: o professor de matemática como agente sociocultural e político
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018 - Educação Matemática, Inclusão e Direitos Humanos
O Estágio de Jessyca – aluna deficiente visual da Licenciatura em Matemática da UFG - reflexões sobre os desafios e dilemas de uma formação à três
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018 - Artigos Científicos
Uma análise das diferentes estratégias de resolução de uma tarefa matemática com base no perfil conceitual de equação
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018 - Artigos Científicos
Um panorama de pesquisas sobre a Prática como Componente Curricular na Licenciatura em Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018 - Artigos Científicos
Números irracionais na escolaridade básica: um olhar pelo viés dos eixos constitutivos dos números reais
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 20 (2018): set./dez. 2018 - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
Relatando a experiência de uma oficina sobre quadriláteros
Resumo -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018 - Editorial
Vida, obra, memória e legado de um precursor da Educação Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018 - A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre
Ideias Malbathânicas na Educação Matemática do Brasil e da Colômbia
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018 - A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre
Malba Tahan e a sua memória: a organização do arquivo do Prof.º Júlio César de Mello e Souza
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018 - A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre
Mello e Souza, o Malba Tahan, em busca da cátedra de matemática no Colégio Pedro II (1933-1934)
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018 - A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre
Do xadrez ao “Copacabana”: o jogo e a jogatina na vida, no pensamento e na obra de Malba Tahan
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018 - A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre
A perspectiva Didática da Matemática Recreativa de Malba Tahan
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018 - A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre
Júlio César de Mello e Souza e os livros de matemática comercial e financeira da década de 1930
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018 - A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre
Um Passeio pelo Labirinto da Lógica Matemática em companhia de Malba Tahan
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018 - A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre
História da Matemática: razões para seu ensino na revista Lilaváti (1957), de Malba Tahan
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018 - A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre
O problema dos camelos numa história em quadrinhos: reflexões e construção de saberes docentes
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018 - A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre
As influências de Malba Tahan para a Educação Matemática: o legado de um educador à frente de seu tempo
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018 - A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre
A obra Didática da Matemática: vivências e perspectivas com o caderno dirigido de Malba Tahan
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018 - A contribuição de Malba Tahan para a Educação Matemática: a atualidade das lições do mestre
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática nos/dos anos iniciais do Ensino Fundamental - GEPEMAI e Malba Tahan
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018 - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
A Didática de Malba Tahan: alunos como solucionadores criativos de problemas
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018 - Artigos Científicos
Os quadriláteros notáveis no 8º ano do Ensino Fundamental: um estudo sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 19 (2018): maio/ago. 2018 - Artigos Científicos
Ensino e aprendizagem de matemática através de situações-problema em uma escola comunitária rural
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 18 (2018): jan. /abr. 2018 - Editorial
Refletindo sobre as diferentes possibilidades de atuação do educador matemático
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 18 (2018): jan. /abr. 2018 - Artigos Científicos
Formação matemática do Professor dos anos iniciais a partir das pesquisas acadêmicas brasileiras
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 18 (2018): jan. /abr. 2018 - Artigos Científicos
Formação continuada de professores que ensinam matemática no ciclo de alfabetização: um estudo sobre a formação conceitual em Geometria
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 18 (2018): jan. /abr. 2018 - Artigos Científicos
Compreendendo o I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 18 (2018): jan. /abr. 2018 - Artigos Científicos
Investigações Matemáticas na Educação Matemática: uma experiência na formação inicial de professores
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 18 (2018): jan. /abr. 2018 - Artigos Científicos
Monitoria como ferramenta auxiliar para aprendizagem da disciplina Matemática: uma análise de sua implementação no Ensino Fundamental
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 18 (2018): jan. /abr. 2018 - Artigos Científicos
Das Políticas Públicas educacionais globais às locais: um movimento cíclico presente na construção histórica dos Cursos Parcelados e PROHACAP em Rondônia (1990-2000)
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 18 (2018): jan. /abr. 2018 - Artigos Científicos
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a Educação Matemática crítica: uma análise dos conceitos de função e funções polinomiais do 1º e 2º graus no livro didático mais adotado no PNLD 2015
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 15 n. 18 (2018): jan. /abr. 2018 - Práticas e Histórias de aulas de Matemática
A Formação de Professores Indígenas: o uso de jogos e computadores nas aulas de matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017 - Editorial
Educação Matemática: pesquisas e práticas docentes
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017 - Artigos Científicos
Mudanças das práticas discursivas de professores aprendendo matemáticas dinâmicas em um ambiente colaborativo online
Resumo PDF (English) -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017 - Artigos Científicos
Aprendizagem Profissional Docente do estagiário de Licenciatura em Matemáticas nas práticas interdisciplinares da FE/Unicamp
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017 - Artigos Científicos
A influência de Bertrand Russell no posicionamento político-ideológico da obra de Ubiratan D’Ambrosio
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017 - Artigos Científicos
Noções básicas em Estatística na interpretação das informações em ações de preservação do meio ambiente
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017 - Artigos Científicos
O processo de ensino e aprendizagem do conceito de perímetro por meio do jogo Tangram sob a ótica da teoria da Aprendizagem Significativa: um estudo com alunos do 6º ano do ensino fundamental
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 17 (2017): jul. /dez. 2017 - Artigos Científicos
Perfis profissionais de professores baianos que ensinam matemática nos anos finais do Ensino Fundamental
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017 - Editorial
Contextos colaborativos de formação de professores que ensinam matemática e suas contribuições para o campo da Educação Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017 - Artigos Científicos
O potencial de um grupo colaborativo para a formação dos formadores de professores
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017 - Artigos Científicos
Conceito de Comunidade de Prática: um olhar para as pesquisas na área da Educação e Ensino no Brasil
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017 - Artigos Científicos
O papel de um grupo colaborativo na superação dos desafios enfrentados por professores principiantes de matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017 - Artigos Científicos
Resolução de problemas e seus significados: negociações ocorridas em uma Comunidade de Prática de professores que ensinam matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017 - Artigos Científicos
Comunidade de Prática de formação de professores que ensinam matemática: constituição, energia e cultivo
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017 - Artigos Científicos
Análise de trabalhos que investigaram contextos de formação de professores em Comunidades de Prática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017 - Artigos Científicos
O currículo de matemática nos anos iniciais e o grupo de Educação Matemática do Projeto EMAI de São Paulo
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017 - Artigos Científicos
Grupo colaborativo contribuindo para a formação dos licenciandos em matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017 - Artigos Científicos
A instituição de grupos colaborativos como ambiente para a formação na docência
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017 - Artigos Científicos
Aprendizagem docente e colaboração de professores que ensinam matemática em projeto de extensão universitária
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017 - Artigos Científicos
Desenvolvimento profissional em contexto colaborativo: ensinar e aprender Estatística
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 14 n. 16 (2017): jan. /jun. 2017 - Artigos Científicos
Trilhando saberes: a trajetória da criação de um grupo em contexto colaborativo
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 13 n. 15 (2011): Jan/Dez 2011 - Editorial
Expediente
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 13 n. 15 (2011): Jan/Dez 2011 - Sumário
Sumário
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 13 n. 15 (2011): Jan/Dez 2011 - Apresentação
Apresentação
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 13 n. 15 (2011): Jan/Dez 2011 - Artigos Científicos
A matemática do Ensino Fundamental, na formação do cidadão do século XXI, em um curso de Licenciatura em Pedagogia
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 13 n. 15 (2011): Jan/Dez 2011 - Artigos Científicos
Trigonometria sem traumas: uma experiência com jogos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 13 n. 15 (2011): Jan/Dez 2011 - Artigos Científicos
Percepções de professores do Ensino Médio sobre mudanças de suas práticas de ensino de Probabilidade
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 13 n. 15 (2011): Jan/Dez 2011 - Artigos Científicos
Comparação entre duas sequências didáticas sobre ensino introdutório de álgebra
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 13 n. 15 (2011): Jan/Dez 2011 - Artigos Científicos
Criptografia e o Currículo de matemática no Ensino Médio
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 13 n. 15 (2011): Jan/Dez 2011 - Relato de Experiência
A aritmetica e seus reflexos no ensino para aprendizagem da álgebra
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 13 n. 15 (2011): Jan/Dez 2011 - Ensaio Acadêmico
Um estudo da importância da Estatística na Administração
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 12 n. 14 (2009): Jan/Dez 2009 - Editorial
Expediente
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 12 n. 14 (2009): Jan/Dez 2009 - Sumário
Sumário
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 12 n. 14 (2009): Jan/Dez 2009 - Apresentação
Apresentação
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 12 n. 14 (2009): Jan/Dez 2009 - Artigos Científicos
O estimar e o medir na grandeza comprimento: uma análise semiótica das representações sígnicas no ensino e aprendizagem de matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 12 n. 14 (2009): Jan/Dez 2009 - Artigos Científicos
Tarefas investigativas: suas especificidades nas séries iniciais do Ensino Fundamental
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 12 n. 14 (2009): Jan/Dez 2009 - Artigos Científicos
E o espaço para a formação cidadã? Como fica nas aulas de matemática? Uma experiência com Modelagem Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 12 n. 14 (2009): Jan/Dez 2009 - Artigos Científicos
Ensino de pré-álgebra através de jogos no 7º ano do Ensino Fundamental
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 12 n. 14 (2009): Jan/Dez 2009 - Relato de Experiência
Brincando com a Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 11 n. 13 (2008): Jan/Dez 2008 - Editorial
Expediente
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 11 n. 13 (2008): Jan/Dez 2008 - Sumário
Sumário
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 11 n. 13 (2008): Jan/Dez 2008 - Apresentação
Apresentação
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 11 n. 13 (2008): Jan/Dez 2008 - Artigos Científicos
A formação (Matemática) dos professores polivalentes
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 11 n. 13 (2008): Jan/Dez 2008 - Artigos Científicos
Contribuições da Educação Matemática para a Formação Continuada de Professores nas séries iniciais
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 11 n. 13 (2008): Jan/Dez 2008 - Artigos Científicos
Disciplinas introdutórias para Formação inicial de professores de Matemática e a transição "Ensino Médio - Ensino Superior"
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 11 n. 13 (2008): Jan/Dez 2008 - Artigos Científicos
Sobre a teoria das proporções, o Método da Exaustão e os incomensuráveis
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 11 n. 13 (2008): Jan/Dez 2008 - Relato de Experiência
Cubo de Rubik na aprendizagem da matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 9 n. 9_10 (2005): Jan/Dez (2004 e 2005) - Apresentação
Apresentação
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 9 n. 9_10 (2005): Jan/Dez (2004 e 2005) - Artigos Científicos
Eu trabalho primeiro no concreto
Resumo -
Revista de Educação Matemática v. 9 n. 9_10 (2005): Jan/Dez (2004 e 2005) - Artigos Científicos
O jogo Gamão e suas relações com as operações adição e subtração
Resumo -
Revista de Educação Matemática v. 9 n. 9_10 (2005): Jan/Dez (2004 e 2005) - Artigos Científicos
Problematizando e investigando assuntos "dominados"
Resumo -
Revista de Educação Matemática v. 9 n. 9_10 (2005): Jan/Dez (2004 e 2005) - Artigos Científicos
A escrita no processo de aprender matemática
Resumo -
Revista de Educação Matemática v. 9 n. 9_10 (2005): Jan/Dez (2004 e 2005) - Artigos Científicos
Introduzindo modelagem e simulação de sistemas no ensino pré-universitário
Resumo -
Revista de Educação Matemática v. 9 n. 9_10 (2005): Jan/Dez (2004 e 2005) - Artigos Científicos
Professor(a)-Pesquisador(a): possibilidades na formação humana e na formação do educador matemático
Resumo -
Revista de Educação Matemática v. 9 n. 9_10 (2005): Jan/Dez (2004 e 2005) - Artigos Científicos
Projeto interdisciplinar no ensino das metodologias: o ponto de vista da matemática
Resumo -
Revista de Educação Matemática v. 9 n. 9_10 (2005): Jan/Dez (2004 e 2005) - Artigos Científicos
O ensino de estatística nos cursos de graduação da UNESP do campus de Marília: um projeto interdisciplinar
Resumo -
Revista de Educação Matemática v. 9 n. 9_10 (2005): Jan/Dez (2004 e 2005) - Artigos Científicos
Uma sequencia didática com uso de história da matemática: o método de multiplicação e divisão egípcio
Resumo -
Revista de Educação Matemática v. 9 n. 9_10 (2005): Jan/Dez (2004 e 2005) - Artigos Científicos
Saberes docentes em matemática: uma análise da prova do concurso paulista de 2003
Resumo -
Revista de Educação Matemática v. 9 n. 9_10 (2005): Jan/Dez (2004 e 2005) - Artigos Científicos
A medida, a busca incessante do regular sob o olhar da criança
Resumo -
Revista de Educação Matemática v. 6 n. 4 (1998): Jan/Jul 1998 - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 6 n. 4 (1998): Jan/Jul 1998 - Artigos Científicos
O Teorema de Pitágoras em livros didáticos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 6 n. 4 (1998): Jan/Jul 1998 - Artigos Científicos
Fibonacci e a explicação de um paradoxo
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 6 n. 4 (1998): Jan/Jul 1998 - Artigos Científicos
Reconceitualizando as quatro operações fundamentais
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 6 n. 4 (1998): Jan/Jul 1998 - Artigos Científicos
Calculadoras gráficas e Funções Quadráticas
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 6 n. 4 (1998): Jan/Jul 1998 - Artigos Científicos
Da representação geométrica de padrões numéricos através de mosaicos com motivos quadrados e hexagonais com auxílio do Logo
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 6 n. 4 (1998): Jan/Jul 1998 - Artigos Científicos
Seções Cônicas: história e ensino
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 6 n. 4 (1998): Jan/Jul 1998 - Artigos Científicos
Equações do primeiro grau: uma resolução muito antiga
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 6 n. 4 (1998): Jan/Jul 1998 - Artigos Científicos
Aprendendo a construir novos mosaicos, agora em caleidoscópios com quatro espelhos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 6 n. 4 (1998): Jan/Jul 1998 - Artigos Científicos
Ambiente cartesiano Cabri-Géomètre: Geometria Analítica
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 1 n. 1 (1993): Setembro de 1993 - Editorial
Editorial
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 1 n. 1 (1993): Setembro de 1993 - Artigos Científicos
Professor de Matemática: a Formação como Solução Construída
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 1 n. 1 (1993): Setembro de 1993 - Artigos Científicos
Concepção e Produção de Materiais Instrucionais em Educação Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 1 n. 1 (1993): Setembro de 1993 - Artigos Científicos
Psicologia e Educação Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 1 n. 1 (1993): Setembro de 1993 - Artigos Científicos
A Pesquisa em Educação Matemática: Uma Retrospectiva das Discussões Ocorridas nos ENEM's e EPEM's
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 1 n. 1 (1993): Setembro de 1993 - Artigos Científicos
Epistemologia, História e Educação Matemática: Tornando mais Sólidas as Bases da Pesquisa
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Uma questão de média: reflexões sobre erros dos estudantes
Resumo pdf -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. Edição Especial: (2023): VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática - Artigos Científicos
Educação Matemática na Licenciatura em Pedagogia
Resumo pdf -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. Edição Especial: (2023): VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática - Artigos Científicos
Conhecimentos próprios da docência na Licenciatura em Matemática
Resumo pdf -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. Edição Especial: (2023): VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática - Artigos Científicos
Perfil profissional e acadêmico de formadores de professores que atuam nas Licenciaturas em Matemática e em Pedagogia
Resumo pdf -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. Edição Especial: (2023): VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática - Artigos Científicos
Políticas públicas curriculares para a formação de professores que ensinam matemática
Resumo pdf -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. Edição Especial: (2023): VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática - Artigos Científicos
A formação do professor que ensina matemática na perspectiva de práticas interculturais: povos originários, quilombolas e do campo
Resumo pdf -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. Edição Especial: (2023): VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática - Artigos Científicos
A matemática do ensino e os documentos curriculares: história da produção de novos saberes
Resumo pdf -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. Edição Especial: (2023): VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática - Artigos Científicos
Perspectivas e encaminhamentos do VIII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática
Resumo pdf -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Realidade aumentada e rotação por estações: proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Articulações entre a pesquisa em Educação Matemática no Brasil e as dimensões da Educação em Direitos Humanos: um ensaio de possibilidades
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Avaliações Externas e em Larga Escala: Caracterização de teses e dissertações em Educação Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Matemática e EJA: práticas docentes e sua conexão à dimensão pedagógica do Programa Etnomatemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Descrição comentada das pesquisas sobre História da Matemática e Tecnologias no Ensino de Matemática nos Anais do HTEM
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
O Pensamento Algébrico presente nas provas do Nível A da OBMEP
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Tecnologias Digitais e Equação Vetorial da Reta: possibilidades e desafios do software GeoGebra
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
O smartphone e o GeoGebra na extensão dos conceitos de domínio e imagem para produzir conhecimentos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Aprendendo números inteiros: uma experiência baseada na Teoria dos Campos Conceituais
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Sala de Aula Invertida e Colaboração: uso de videoaulas na Educação Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
A visão de futuros pedagogos sobre Tecnologia e o Ensino da Matemática na região Sul do Brasil: um estudo de caso e análise estatística
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Perspectivas dos documentos curriculares RCNEI e BNCC para a Matemática na Educação Infantil
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Atividade orientadora de ensino e o conceito de subtração: repensando ações educativas pós-pandemia
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Os por quês matemáticos da educação básica: compreensões de um grupo de licenciandos da UFPE
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Histórias em Quadrinhos como Ferramenta Lúdica no processo de verificação da Aprendizagem em Análise Combinatória
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Modos de presença da Etnomatemática no trabalho com jogos
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Elaborar e Resolver Problemas Combinatórios: uma investigação com estudantes de quinto ano do ensino fundamental
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
O Uso de Metodologias Ativas no Ensino de Matemática: o que dizem as pesquisas brasileiras
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Formação inicial de professores: percepções sobre a formação Matemática
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Realidade aumentada e rotação por estações:proposta para o ensino aprendizagem da geometria espacial na sala de aula
Resumo PDF -
Revista de Educação Matemática v. 20 n. 01 (2023): Publicação Contínua - Artigos Científicos
Um olhar para o uso de tecnologias digitais nos livros de minicursos do Seminário Nacional de História da Matemática
Resumo PDF